Atente para as seguintes afirmações: I. No primeiro pará...
I. No primeiro parágrafo, expõem-se os ideais de educação pelos quais se regem aqueles que desejam compatibilizar iniciação profissional da criança e ensino básico.
II. No segundo parágrafo, sugere-se que o acesso do menor trabalhador à educação suplementar deva ser obrigatório, tendo em vista o maior aperfeiçoamento intelectual da criança.
III. No terceiro parágrafo, imputa-se à sociedade como um todo a responsabilidade pela criação de condições que permitam à criança dedicar-se exclusivamente às atividades escolares.
Em relação ao texto está correto APENAS o que se afirma em
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: E
I. No primeiro parágrafo, expõem-se os ideais de educação pelos quais se regem aqueles que desejam compatibilizar iniciação profissional da criança e ensino básico. ERRADO
O primeiro parágrafo versa sobre Darcy Ribeiro, defensor da tese de que as crianças não deveriam trabalhar; apenas estudar. Por isso o item erra ao falar em "compatibilizar iniciação profissional da criança" pois elas deveriam, segundo o texto, apenas estudar.
II. No segundo parágrafo, sugere-se que o acesso do menor trabalhador à educação suplementar deva ser obrigatório, tendo em vista o maior aperfeiçoamento intelectual da criança. ERRADO
O 2º parágrafo apoia, com ressalvas, o trabalho infantil. Menciona que haveria sua regulamentação por lei, mas não dispõe sobre a obrigatoriedade do acesso do trabalhador menor à eduação suplementar, apenas relata que o acesso a ele seria facilitado.
III. No terceiro parágrafo, imputa-se à sociedade como um todo a responsabilidade pela criação de condições que permitam à criança dedicar-se exclusivamente às atividades escolares. CERTO
Essa afirmação encontra-se no final do terceiro parágrafo: "Caberiam aos pais, aos adultos, à sociedade em geral as providências para que se poupassem as crianças de qualquer outra atividade."
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo