No que se refere ao regime jurídico administrativo, aos pode...
Em face do princípio da isonomia, que rege toda a administração pública, o regime jurídico administrativo não pode prever prerrogativas que o diferenciem do regime previsto para o direito privado.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (57)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Significa que o Poder Público se encontra em situação de autoridade, de comando, relativamente aos particulares, como indispensável condição para gerir os interesses públicos postos em confronto. Compreende, em face de sua desigualdade, a possibilidade, em favor da Administração, de constituir os privados em obrigações por meio de ato unilateral daquela. Implica, outrossim, muitas vezes, o direito de modificar, também unilateralmente, relações já estabelecidas (MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. 22ª ed. São Paulo, Malheiros, 2007, p. 67).
Portanto, está incorreta a afirmativa.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ERRADO
JUSTIFICATIVA DA BANCA – O regime jurídico administrativo resume-se a prerrogativas e sujeições. É uma particularidade do direito administrativo o fato de que suas normas se caracterizam pelas prerrogativas sem equivalentes nas relações privadas. Assim, a administração pública possui prerrogativas e privilégios.
ERRADA
ADM PUBLICA ATUA COM PRERROGATIVAS BASEADAS NA LEI QUE PODEM AFETAR DIREITOS DE TERCEIROS, EXERCENDO FUNÇÃO EM VIRTUDE DE FINALIDADE, DEVENDO SE IMPOR QUANDO NECESSÁRIO, USANDO OS PODERES NORMATIVO, POLICIA, HIERÁRQUICO E DISCIPLINAR, COM SUAS CARACTERÍSTICAS DISCRICIONÁRIAS OU VINCULADAS.
pelo o que entendi da questão, ela fala a respeito das ''pedras de toque'' adotado por Celson Antonio Bandeira de Melo, onde ele fala sobre dois princípios importantíssimos, que são:
-supremacia do interesse publico
-indisponibilidade do interesse publico,
onde esses dois princípios são os pilares do regime jurídico administrativo, que quer dizer que o Estado está em uma posição privilegiada em relação ao particular ou seja tem prerrogativas.
Gabarito:ERRADO.
Um exemplo dessas prerrogativas são as conhecidas cláusulas exorbitantes do contrato administrativo que, de acordo Maria Sylvia Zanella Di Pietro (2001, p. 256), são:
São aquelas que não seriam comuns ou que seriam ilícitas em contrato celebrado entre particulares, por conferirem prerrogativas a uma das partes (a Administração) em relação à outra; elas colocam a Administração em posição de supremacia sobre o contratado.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo