O trabalho em rede pressupõe interação entre os vários atore...
O trabalho em rede pressupõe interação entre os vários atores e as instituições que comungam objetivos e compromissos comuns. Para organizar e agir em rede, é necessária a incorporação de algumas características que constituem a base para um trabalho integrado efetivo. A ação em rede exige uma nova maneira de trabalhar; requer uma dinâmica gerencial compatível e adequada, capaz de viabilizar o objetivo pretendido e preservar a existência da própria rede, afirmam Castro e Oliveira (2009).
Nesse sentido, sobre as características necessárias para o trabalho em rede e seus conceitos, analise as afirmativas abaixo:
I. Horizontalidade – na estrutura em rede, não existe um relacionamento hierárquico entre seus componentes, ou seja, existe a desconcentração do poder. O processo de decisão está pautado na negociação. A estrutura horizontal possibilita que a comunicação (conectividade) e o compartilhamento se estabeleçam no mesmo plano.
II. Centralização – é a consequência natural e correta do modo de trabalhar por meio da concentração de poder, assim como das decisões e das ações. Essa é uma forma de favorecer o melhor desenvolvimento das ações e da gestão democrática, contemplando a participação de todos.
III. Liderança única – a concentração do poder favorece a integração vertical de todos os participantes, sendo necessária a figura do “chefe” para o melhor desenvolvimento do trabalho.
IV. Livre circulação de informações – a desconcentração do poder na organização em rede favorece a livre circulação de informações. Em uma rede, as informações circulam horizontalmente; os fios que ligam entre si os nós de uma rede são canais pelos quais se transmitem as informações.
V. Confiança – a confiança entre os atores/instituições é fundamental em um trabalho em rede, a fim de que todos possam compartilhar experiências, tomar decisões sem hierarquia e desenvolver ações e atividades.
Está CORRETO o que se afirma em