“Ao final do século VIII começou então para a Núbia um perío...
“Ao final do século VIII começou então para a Núbia um período de prosperidade que, graças a condições econômicas favoráveis, durou até meados do século XII. ” (Silvério, Valter Roberto. Síntese da Coleção História Geral da África: Pré-história ao século XVI / coordenação de Valter Roberto Silvério e autoria de Maria Corina Rocha, Mariana Blanco Rincón, Muryatan Santana Barbosa. Brasília: UNESCO, MEC, UFSCar, 2013, p. 323)
Sobre esse período de prosperidade da Núbia, observe as afirmativas abaixo:
I. Uma das causas dessa prosperidade pode ser atribuída as cheias do Nilo que contribuíram no processo agrícola.
II. Nesse período, registros históricos apontam projetos até então inéditos em casas, com canos hidráulicos e salas de banho com sistema de aquecimento.
III. Faras, uma importante cidade da Núbia, foi elevada a metrópole quando o núbio Kyros (866-902) acedeu ao episcopado.
Em relação as afirmativas acima, é correto afirmar:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O gabarito correto é a Alternativa A: Todas as afirmativas estão corretas. Vamos comentar cada uma delas para compreender por que esta é a resposta adequada.
Afirmação I: Uma das causas da prosperidade da Núbia foi, de fato, as cheias do Nilo, que eram cruciais para a agricultura. A inundação anual do rio Nilo depositava camadas ricas em nutrientes de solo nas margens, o que tornava a terra extremamente fértil e propícia para o cultivo.
Afirmação II: Durante esse período de prosperidade, houve inovações significativas na construção de habitações, incluindo projetos com canos hidráulicos e salas de banho equipadas com sistemas de aquecimento. Tais avanços refletem o nível de sofisticação e desenvolvimento técnico alcançado pela sociedade núbia.
Afirmação III: A cidade de Faras adquiriu grande importância religiosa e política na Núbia quando Kyros, um núbio, tornou-se bispo. Ao ocupar esse posto entre os anos de 866 e 902, Kyros foi parte fundamental para a elevação de Faras a um centro religioso de destaque, tornando-se uma metrópole.
Portanto, cada uma dessas afirmações contribui para o entendimento de que a Núbia experimentou um período de grande florescimento econômico, tecnológico e cultural entre os séculos VIII e XII.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O Rio Nilo banhava o Sudão (antigo império Kushe) e o Egito, até sua foz no Mar Mediterrâneo. Consequentemente, suas cheias beneficiavam a agricultura das regiões do seu entorno.
"Ainda mais ao Norte estende-se um conjunto
de casas datadas do século II/VIII ao século III/IX; elas se distinguem por um
projeto até então inédito, pelas suas instalações aperfeiçoadas (canos hidráulicos, salas de banho com sistema de aquecimento) e pelas pinturas murais que decoram o seu interior."
"A equipe polonesa fez então escavações, igualmente, em Faras. Esta cidade,
cujo centro cercado de uma primeira cintura de muralhas continha magníficos monumentos – catedral, igrejas, palácios e monastérios –, conservou a sua importância religiosa. Esta importância aumentou ainda mais quando Faras foi elevada a metrópole e quando um núbio, Kyros (866-902), acedeu ao episcopado; encontrou-se sobre um muro da catedral um esplêndido retrato de Kyros (figura 8.4). O bispo metropolitano residiu em Faras até o final do século X; o último que levou este título foi Petros I (974-999)."
Fonte: História geral da África, III: África do século VII ao XI / editado por Mohammed El Fasi.Brasília: UNESCO, 2010.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo