Em 2011, cientistas comprovaram que as bactérias da espécie...
Em 2011, cientistas comprovaram que as bactérias da espécie Lactobacillus rhamnosus, encontradas em iogurtes eram capazes de alterar o comportamento de ratos em laboratório. Desta forma, realizaram um experimento por meio da alimentação desses roedores, que comprovou o aumento da disposição dos animais em atravessar labirintos e nadar. Exames de sangue também permitiram notar que os animais alimentados com o iogurte rico em bactérias apresentavam 50% menos corticosterona, uma substância ligada ao stress.
(https://super.abril.com.br/saude/seu-segundo-cerebro/ - Adaptado)
Com relação aos resultados da pesquisa apresentados, é possível supor que
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Olá, aluno! Vamos entender a questão proposta e comentar as alternativas. Primeiramente, a alternativa correta é a alternativa C.
Alternativa C: "As bactérias presentes no iogurte influenciaram os neurônios do sistema digestivo, o que modificou o comportamento dos roedores."
Esta alternativa é a correta porque o enunciado menciona que as bactérias Lactobacillus rhamnosus presentes no iogurte conseguiram alterar o comportamento dos ratos. Este efeito ocorreu porque essas bactérias influenciaram os neurônios do sistema digestivo dos roedores, resultando em mudanças comportamentais. Estudos mostram que o microbioma intestinal pode impactar o sistema nervoso central através do eixo intestino-cérebro, que é a comunicação entre o trato gastrointestinal e o cérebro.
Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas.
Alternativa A: "O iogurte rico em proteínas, lipídios e carboidratos estimulou o sistema nervoso parassimpático dos ratos de laboratório."
Essa opção não é correta porque a questão não menciona que a composição nutricional do iogurte (proteínas, lipídios e carboidratos) foi o fator influente. O foco do estudo está nas bactérias presentes no iogurte e não nos macronutrientes.
Alternativa B: "O sistema digestivo sofre influência das bactérias que atuam sobre o sistema nervoso somático presente no intestino."
Esta alternativa está incorreta porque o sistema nervoso somático é responsável por controlar as ações voluntárias e não está diretamente relacionado ao sistema digestivo. O correto seria mencionar o sistema nervoso entérico, que controla as funções do trato gastrointestinal.
Alternativa D: "A associação entre iogurte e bactérias afeta o comportamento dos roedores pois inibe a atuação de neurotransmissores sensoriais do trato gastrointestinal."
Apesar de mencionar neurotransmissores, a alternativa não está correta porque o enunciado não sugere que a atuação de neurotransmissores sensoriais foi inibida. O foco correto está na influência das bactérias no comportamento geral dos roedores através do eixo intestino-cérebro.
Alternativa E: "As bactérias presentes no iogurte inibem as mensagens transmitidas pelo nervo vago ao sistema nervoso central e assim afeta o comportamento dos roedores."
Embora o nervo vago seja uma importante via de comunicação entre o intestino e o cérebro, a questão não menciona a inibição das mensagens transmitidas por ele. A resposta correta aborda a influência das bactérias diretamente nos neurônios do sistema digestivo, e não em mecanismos de inibição específicos.
Espero que esta explicação tenha esclarecido suas dúvidas sobre a questão e ajudado a compreender melhor como as bactérias intestinais podem influenciar o comportamento dos seres vivos. Se precisar de mais esclarecimentos, estarei à disposição!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alguns microorganismos como o Lactobacillus rhamnosus enviam mensagens ao cérebro, através dos nervos, influenciando o comportamento do hospedeiro.
O pulo do gato nessa questão é saber que o intestino NÃO possui sistema nervoso somático. O intestino possui dois outros tipos de sistema nervoso, o sistema nervoso entérico e o sistema nervoso autônomo:
- Sistema nervoso entérico: é uma parte do sistema nervoso autônomo, que controla o sistema digestivo. O sistema nervoso entérico é formado por uma rede de neurônios que reveste o sistema digestivo, desde o esôfago até o ânus. Ele é responsável por controlar as funções digestivas de forma autônoma, mas também se comunica com o sistema nervoso central.
- Sistema nervoso autônomo: é uma parte do sistema nervoso periférico, que regula funções subconscientes como a frequência cardíaca e a motilidade intestinal.
- Sistema nervoso somático: é o conjunto de nervos que liga o cérebro e a medula espinhal aos músculos esqueléticos e aos receptores sensitivos da pele. Ele é responsável por controlar os movimentos voluntários do corpo, como os dos braços, pernas e tronco, e pela percepção sensorial, como a audição, a visão e o tato. O sistema nervoso somático é um componente motor do sistema nervoso periférico, que também inclui o sistema nervoso autônomo. A principal diferença entre os dois é que o sistema nervoso somático controla os movimentos voluntários, enquanto o sistema nervoso autônomo controla as funções involuntárias do corpo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo