Considerando o modelo keynesiano, com consumo, investimento,...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: C - reduzem o nível de produção de equilíbrio, pois ambos têm efeito inversamente proporcional sobre a renda de equilíbrio.
Tema Central: A questão está centrada no modelo keynesiano, que considera como variáveis principais o consumo, investimento, gastos do governo e o setor externo. No contexto, a propensão marginal a consumir e a propensão marginal a importar são variáveis que afetam diretamente o nível de renda de equilíbrio na economia.
Resumo Teórico: No modelo keynesiano, a propensão marginal a consumir (PMC) é a fração de renda adicional que os consumidores gastam em consumo. Já a propensão marginal a importar é a parte da renda adicional que se gasta em importações. Um aumento na propensão marginal a importar significa que uma parcela maior da renda adicional é gasta em bens importados, o que diminui o multiplicador da economia nacional. Da mesma forma, uma redução na propensão marginal a consumir também reduz o multiplicador, pois menos da renda adicional é gasta em consumo doméstico.
Justificativa da Alternativa Correta: A alternativa C está correta porque ela capta precisamente o efeito que as mudanças nas propensões têm sobre o nível de produção de equilíbrio. Ambas as mudanças levam a uma redução no multiplicador da economia, diminuindo assim o nível de produção de equilíbrio. Quando menos é consumido internamente e mais é gasto em importações, a demanda agregada da economia diminui, reduzindo o nível de produção.
Análise das Alternativas Incorretas:
A: A alternativa sugere um efeito ambíguo, mas, na realidade, tanto o aumento na propensão a importar quanto a redução na propensão a consumir têm efeitos claros de redução sobre a renda de equilíbrio.
B: Afirma que as importações dominariam a queda no consumo, o que não faz sentido, já que ambos os fatores contribuem para a redução da demanda agregada e, portanto, para a redução da renda de equilíbrio.
D: Diz que aumentam o multiplicador, mas na verdade a combinação de maior propensão a importar e menor propensão a consumir diminui o multiplicador, não o aumenta.
E: Fala em elevação da demanda de não residentes, mas uma maior propensão a importar não melhora o saldo da balança comercial e sim piora, o que também não eleva a renda.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Resp. C
Y = Co + c.Yd + I + G + (X - M)
Variação em na Prop Mg Consumir tem efeito proporcional na renda, enquanto na Prop Mg a Importar o efeito é inversamente proporcional.
A diminuição do PmgC tem um efeito inversamente proporcional no multiplicador dos gastos autônomos, assim como a propensão marginal a importar. Logo, os dois vão diminuir a renda de equilíbrio.
Propensão marginal a importar: m1
Propensão marginal a consumir: c1
Multiplicador Keynesiano = m = {1 / (1 – c1 + c1t – i1 + m1)}
Ou seja, quanto maior m1, menor o multiplicador do produto final.
Ou seja, quanto menor c1, menor o multiplicador do produto final.
Gabarito: C
Considerando o modelo keynesiano, com consumo, investimento, governo e setor externo, um aumento na propensão marginal a importar e uma redução da propensão marginal a consumir, reduzem o nível de produção de equilíbrio, pois ambos tem efeito inversamente proporcional sobre a renda de equilíbrio.
Aumento o multiplicador quando:
Poupo menos
Consumo mais
Invisto mais
Pago menos imposto
Importo menos
Se Importo mais e consumo menos, estou reduzindo o Multiplicador, e consequentemente a Renda.de Equilíbrio.
Gabarito: C
Bons Estudos!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo