Uma mulher de 30 anos de idade procura atendimento médico q...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1687021 Medicina

Uma mulher de 30 anos de idade procura atendimento médico queixando-se de zumbido no ouvido direito. Relata que não notou nenhuma diferença em sua audição, porém o que a incomoda muito é o barulho quando a casa está em silêncio, pois, no ouvido dela, o zumbido é percebido, e isso a deixa muito angustiada. Ela nega tonteira ou vertigem desde o início do sintoma. Afirma que viveu um período de estresse emocional e questiona se esse estresse pode estar relacionado ao zumbido. Durante o período de pandemia de Covid-19, seu trabalho está sendo realizado em home office e, por causa do zumbido, nota dificuldade em memorizar e raciocinar, o que trouxe prejuízos para o desempenho de seu trabalho. Informa que percebeu ter apresentado dores de cabeça e no pescoço desde que o zumbido começou e que, ao usar o computador para trabalhar, o zumbido aumenta. Nega uso de medicamentos de forma contínua. O médico que a atendeu inicialmente solicita audiometria que está normal.


De acordo com esse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.


O médico que atende essa paciente pode tranquilizá-la quanto à sua queixa de dificuldade em desempenhar o trabalho dela, pois o zumbido não tem relação com a parte cognitiva. Esse quadro pode estar relacionado apenas com o estresse emocional gerado pela pandemia em função do isolamento social, do medo da doença e da morte e da mudança de rotina de trabalho, por exemplo.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação presente na questão está incorreta. O zumbido no ouvido pode, sim, afetar a cognição e o desempenho de uma pessoa em atividades que exigem concentração, memória e raciocínio. O desconforto emocional também pode estar relacionado ao aumento do zumbido, mas não pode ser descartada a possibilidade de outras causas, como problemas auditivos ou neurológicos. Portanto, é importante que o médico avalie a paciente de maneira mais aprofundada, investigando outras possíveis causas do zumbido e seu impacto na qualidade de vida da paciente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo