Ainda em relação ao texto base e sobre o tema brincar e as ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1958249 Pedagogia
Dois meninos de cinco anos estão numa espaçosa área de lazer. Não há brinquedos por perto. Um deles é magro e alto. O outro é gordo e baixo. Naturalmente, resolvem brincar. O magro propõe: "É pega-pega, e você é o pegador!" E já sai em tal disparada que o gordo, com seus passos lentos e pesados, tem dificuldade de acompanhar. Quando este percebe a distância entre os dois aumentando cada vez mais, toma consciência de que não conseguirá alcançar o outro tão cedo. Então para, estica o braço e, apontando com o indicador, grita: "Aí não vale!" O magro imediatamente para, mesmo sabendo que não tinha sido combinado que ali não valeria. Nesse momento da palestra, pergunto ao público: "Por que o magro parou?" Percebo que cada um busca dentro de si uma boa resposta. Para facilitar, eu mesmo respondo: "Para continuar brincando! Se o magro continuar correndo, a brincadeira acaba, não é?" O magro volta até o gordo com os ombros meio caídos, pois sabe que agora é a vez daquele propor outra brincadeira. O gordo, vendo o magro bem próximo, diz: "É luta livre!". E já avança no magro, dá-lhe uma "gravata", derruba-o e aperta o pescoço do menino, que, à beira do desmaio, dá umas palmadinhas no braço do gordo em sinal de que está se rendendo. Nesse momento, pergunto de novo ao público: "Por que o gordo para de enforcar o magro?" "Para continuar a brincadeira!", responde o público. E eu arremato: "E também porque com morto não se brinca!"


Texto extraído do livro Disciplina, limite na medida certa do autor Içami Tiba, 1996.
Ainda em relação ao texto base e sobre o tema brincar e as regras estabelecidas na brincadeira, julgue os itens abaixo e marque a alternativa que contém a opção CORRETA.

I. Uma criança escolhe uma brincadeira na qual tem melhor desempenho, pois a intenção dela é sempre ganhar. II.É sempre a mesma criança quem escolhe as brincadeiras em que ambas crianças irão brincar. III. Quando uma criança diz que não aguenta mais, a outra não para a brincadeira.
Alternativas