No que concerne às ideias veiculadas no texto e a suas cons...
O Prêmio Nobel de Economia de 2017 foi concedido ao norte-americano Richard Thaler por suas contribuições no campo da economia comportamental. Thaler é um dos mais destacados economistas na aplicação da psicologia às análises das teorias econômicas e das consequências da racionalidade limitada, das preferências pessoais e da falta de autocontrole. Um desdobramento mais recente dessa área de pesquisa da economia é a aplicação de insights comportamentais às políticas públicas. Compreender os processos decisórios, os hábitos e as experiências pessoais das pessoas em situação de pobreza é essencial para o processo de elaboração de políticas públicas e a sua eficácia. É o que sugere o estudo do IPC-IG Insights comportamentais e políticas de superação da pobreza, dos pesquisadores Antonio Claret Campos Filho e Luis Henrique Paiva.
O estudo defende que pessoas em situações de escassez, como a pobreza, têm uma maior sobrecarga mental, pois estão sujeitas a preocupações que não afetam a vida daqueles de maior renda, como a qualidade da água consumida ou o acesso à alimentação. Evitar contrair empréstimos a juros altos é um exemplo da falta de autocontrole que tende a ser mais frequente e mais onerosa para os pobres. Decisões de longo prazo também tendem a ser negativamente afetadas pelas sobrecargas associadas à escassez, como retirar os filhos da escola para buscar algum tipo de trabalho, por conta da perda de emprego dos pais, o que acarreta consequências negativas para toda a vida da criança.
Internet: <ipcig.org>
No que concerne às ideias veiculadas no texto e a suas construções linguísticas, julgue o item que se segue.
Conforme o texto, os pobres, os negros e os homossexuais,
considerados pessoas em situação de vulnerabilidade, têm
uma sobrecarga mental maior do que as pessoas que não
fazem parte desses grupos.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (45)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: ERRADO.
Houve EXTRAPOLAÇÃO.
"O estudo defende que pessoas em situações de escassez, como a pobreza, têm uma maior sobrecarga mental, pois estão sujeitas a preocupações que não afetam a vida daqueles de maior renda, como a qualidade da água consumida ou o acesso à alimentação."
Canal de Questões Inéditas → https://t.me/qinedita
Bons estudos!
" O estudo defende que pessoas em situações de escassez, como a pobreza, têm uma maior sobrecarga mental"
Hora nenhuma, no texto, há menção de homossexuais ou negros, mas sim pessoas em situação de escassez (de inteligência, de recursos financeiros, de apoio do estado). Erro da questão em extrapolação.
Gabarito: ERRADO
Questão errada, mas tem tudo pra tá certa.
Gabarito: E
Houve extrapolação, porquanto em momento algum o texto inclui os negros e homossexuais. Ele apenas faz menção a pessoas em situação de escassez e cita como exemplo a pobreza.
A dica aqui é se atentar exclusivamente ao texto e não ao senso comum que a banca propõe tentando induzir o candidato ao erro.
GABARITO - ERRADO
Durante a leitura se percebe que o texto apenas faz menção a pessoas em situação de pobreza:
- Compreender os processos decisórios, os hábitos e as experiências pessoais das pessoas em situação de pobreza é essencial para o processo de elaboração de políticas públicas e a sua eficácia. É o que sugere o estudo do IPC-IG Insights comportamentais e políticas de superação da pobreza, dos pesquisadores Antonio Claret Campos Filho e Luis Henrique Paiva.
- O estudo defende que pessoas em situações de escassez, como a pobreza, têm uma maior sobrecarga mental, pois estão sujeitas a preocupações que não afetam a vida daqueles de maior renda, como a qualidade da água consumida ou o acesso à alimentação. Evitar contrair empréstimos a juros altos é um exemplo da falta de autocontrole que tende a ser mais frequente e mais onerosa para os pobres.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo