A respeito dos fundamentos do modelo de excelência da gestã...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: Alternativa A
A alternativa correta é a A, que afirma que a atuação em rede pressupõe o desenvolvimento de relações e atividades em cooperação quando há interesses comuns e competências complementares.
Para entender melhor, vamos discorrer sobre os fundamentos do modelo de excelência da gestão e justificar a escolha da alternativa correta.
O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) é uma referência desenvolvida pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) que visa guiar as organizações em busca da excelência em gestão, com o objetivo de alcançar resultados sustentáveis. Esse modelo é baseado em fundamentos que são princípios ou valores universais, aplicáveis a qualquer tipo de organização.
Vamos analisar cada alternativa para esclarecer por que apenas a alternativa A está correta:
Alternativa A: Atuação em rede é um dos fundamentos do MEG. Ele realmente pressupõe o desenvolvimento de relações e atividades em cooperação quando há interesses comuns e competências complementares. Isso significa que a organização deve buscar parcerias e sinergias para potencializar resultados, aproveitando as competências de diferentes atores.
Alternativa B: A orientação por objetivos consiste na definição clara de metas e resultados esperados. No entanto, a afirmação da alternativa B confunde com a busca por eficiência, que se refere mais à otimização de processos dentro da cadeia de agregação de valor, não sendo exatamente a definição correta de orientação por objetivos.
Alternativa C: A geração de valor está mais relacionada à capacidade de a organização criar valor para todas as partes interessadas, e não apenas ao alcance do maior resultado possível com menos recursos. Esta definição está mais ligada à eficiência, e não exatamente à geração de valor conforme preconizado pelo MEG.
Alternativa D: A fidelidade aos valores da organização é importante, mas não é o meio pelo qual se resiste a pressões externas por mudanças. Na verdade, valores fortes podem ajudar a guiar a organização durante mudanças, mas flexibilidade e adaptabilidade são cruciais para lidar com pressões externas.
Alternativa E: O pensamento sistêmico trata da visão integrada dos diversos componentes da organização, e não da autonomia e independência deles. O foco é entender como as partes se inter-relacionam e afetam o todo, promovendo uma visão mais holística.
Com isso em mente, a alternativa A é a única que corretamente define um dos fundamentos do MEG, enquanto as outras apresentam definições incorretas ou incompletas. Espero que esta explicação tenha ajudado a esclarecer o tema!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
1. Pensamento sistêmico: compreensão e tratamento das relações de interdependência e seus efeitos entre os diversos componentes que formam a organização, bem como entre eles e o ambiente com o qual interagem.
.............................................................................................................
2. Atuação em rede: desenvolvimento de relações e atividades em cooperação entre organizações ou indivíduos com interesses comuns e competências complementares.
Os fundamentos MEG/FNQ encontram-se no link abaixo.
http://www.fnq.org.br/avalie-se/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao/fundamentos
PENSAMENTO SISTÊMICO
Reconhecimento das relações de interdependência e consequências entre os diversos componentes que formam a organização, bem como entre estes e o ambiente com o qual interagem.
COMPROMISSO COM AS PARTES INTERESSADAS
Gerenciamento das relações com as partes interessadas e sua inter-relação com as estratégias e processos numa perspectiva de longo prazo.
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL E INOVAÇÃO
Busca e alcance de novos patamares de competência para a organização e sua força de trabalho, por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de conhecimentos, promovendo um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias capazes de gerar ganhos sustentáveis para as partes interessadas.
ADAPTABILIDADE Flexibilidade e capacidade de mudança em tempo hábil a novas demandas das partes interessadas e alterações no contexto.
LIDERANÇA TRANSFORMADORA
Atuação dos líderes de forma ética, inspiradora, exemplar, realizadora e comprometida com a excelência, compreendendo os cenários e tendências prováveis do ambiente e dos possíveis efeitos sobre a organização e a sociedade, no curto e longo prazos, mobilizando as pessoas em torno de valores, princípios e objetivos da organização, explorando as potencialidades das culturas presentes, preparando líderes e pessoas e interagindo com as partes interessadas.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Compromisso da organização em responder pelos impactos de suas decisões e atividades, na sociedade e no meio ambiente, e de contribuir para a melhoria das condições de vida tanto atuais quanto para as gerações futuras, por meio de um comportamento ético e transparente, visando ao desenvolvimento sustentável.
ORIENTAÇÃO POR PROCESSOS
Busca da eficiência e eficácia dos conjuntos de atividades de agregação de valor para as partes interessadas.
GERAÇÃO DE VALOR - para a sociedade, cliente-cidadão, das partes interessadas
Alcance de resultados econômicos, sociais e ambientais, bem como de resultados dos processos que os potencializam, em níveis de excelência e que atendam as necessidades e expectativas das partes interessada
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo