Uma repartição municipal responsável pela administração de t...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q583919 Direito Administrativo
Uma repartição municipal responsável pela administração de tributos mobiliários faz aquisições, com relativa frequência, de material de escritório, em razão da necessidade de impressão e envio de boletos aos contribuintes para pagamento. Com a nomeação de um novo diretor para o departamento, este decidiu otimizar as aquisições, pois foi constatado que, na maior parte das vezes, um fornecedor local vencia as licitações realizadas. Dessa forma, uma solução legalmente válida ao diretor, com vistas a agilizar as aquisições, é:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra (d)


L10520


Art. 4º  A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará as seguintes regras:


VIII - no curso da sessão, o autor da oferta de valor mais baixo e os das ofertas com preços até 10% (dez por cento) superiores àquela poderão fazer novos lances verbais e sucessivos, até a proclamação do vencedor;

BIZU:


PREGÃO REZA PELA CELERIDADE. se vc analisar cada assertiva dessa quetao, a mais rapida eh essa que reza sobre o pregao

O "espírito da questão" é o que deve ser analisado. No caso estrito de licitação, o certo mesmo a fazer é o pregão na forma eletrônico, no que tange a possível descrição dos produtos a serem adquiridos. No caso da mensagem oculta da questão, percebe-se que somente um fornecedor ganhava a licitação, ou seja, algo que pudesse se suspeitar de fraude. A mudança de Administrador trouxe para ele um desafio de mudar o procedimento implantando uma modalidade de licitação que possibilitasse maior disputa, abrindo oportunidades para que outros fornecedores pudessem participar do certame dando lances sucessivos de até 10% do valor da primeira proposta. A letra D se encaixa na melhor medida a ser tomada.

a) errado - realizar aquisição direta para um objeto de constante frequência não poderia ser realizada com aquisição direta (inexigibilidade ou dispensa), salvo se enquadrar nestas hipóteses.

b)errado - itens de pequeno valor, e aquisições sucessivas, o somatório deve ser observado para limite de contratação direta por valor.

c)errado - poderia ser convite, pregão, tomada de preço, pois não foi especificado o valor e nem a caracterização do objeto. Outro erro é que a realização de concorrências a cada ano poderia aumentar o custo administrativo da contratação. O contrato pode ser de 24 meses.

d)

e) errado – aumentaria o custo com pregões mensais, tendo em vista que o contrato pode ser de 1 ou 2 anos.

O autor da oferta de valor mais baixo e os das ofertas com preços até dez por cento superiores a ela poderão fazer novos lances verbais e sucessivos, até a proclamação do vencedor, sempre pelo critério menor preço. Não havendo pelo menos três ofertas com diferença de até dez por cento em relação à mais baixa, poderão os autores das melhores propostas, até o máximo de três, oferecer novos lances verbais e sucessivos, quaisquer que sejam os preços oferecidos (Vicente Paulo, pág 181).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo