Acerca da lei de abuso de autoridade, assinale a opção INCOR...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (11)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa E é a correta como alternativa INCORRETA.
A questão em pauta aborda a Lei de Abuso de Autoridade (Lei nº 13.869/2019). Esta lei visa combater condutas abusivas de agentes públicos que, no exercício de suas funções, excedem-se de forma a violar direitos e garantias fundamentais dos cidadãos.
Vamos analisar cada alternativa para entender melhor:
A) "Cometerá crime previsto na Lei de Abuso de Autoridade o funcionário público que iniciar persecução administrativa sem justa causa fundamentada."
Essa afirmativa está correta. O artigo 27 da Lei de Abuso de Autoridade prevê que iniciar ou prosseguir com a persecução penal, civil ou administrativa sem justa causa fundamentada pode ser considerado abuso de autoridade.
B) "É considerado crime de abuso de autoridade constranger o preso ou o detento, mediante violência, grave ameaça ou redução de sua capacidade de resistência, a submeter-se a situação vexatória ou a constrangimento não autorizado em lei."
Esta alternativa também está correta. Conforme o artigo 13 da Lei nº 13.869/2019, constranger o detento a situações vexatórias ou não autorizadas em lei mediante violência ou ameaça, configura crime de abuso de autoridade.
C) "Constitui abuso de autoridade prosseguir com o interrogatório de pessoa que tenha decidido exercer o direito ao silêncio."
Esta afirmativa está correta. Pelo artigo 15 da mesma lei, desrespeitar o direito do investigado ou acusado de permanecer em silêncio é entendido como abuso de autoridade.
D) "Perseguem-se os crimes da lei de abuso de autoridade mediante ação penal pública incondicionada."
Esta alternativa também está correta. De acordo com o artigo 3º da Lei de Abuso de Autoridade, os crimes previstos são de ação penal pública incondicionada.
E) "Haverá crime, conforme a Lei sobre o crime de abuso de autoridade, quando o agente policial permanecer em imóvel alheio ou suas dependências, sem determinação judicial, para prestar socorro."
Esta afirmativa está incorreta. De acordo com o artigo 22 da Lei nº 13.869/2019, a permanência em imóvel alheio ou suas dependências sem determinação judicial não caracteriza abuso de autoridade se for para prestar socorro ou em situações de flagrante delito.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB: E
Art. 22. Invadir ou adentrar, clandestina ou astuciosamente, ou à revelia da vontade do ocupante, imóvel alheio ou suas dependências, ou nele permanecer nas mesmas condições, sem determinação judicial ou fora das condições estabelecidas em lei:
Pena - detenção, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa.
§ 2º Não haverá crime se o ingresso for para prestar socorro, ou quando houver fundados indícios que indiquem a necessidade do ingresso em razão de situação de flagrante delito ou de desastre.
Art. 22. Invadir ou adentrar, clandestina ou astuciosamente, ou à revelia da vontade do ocupante, imóvel alheio ou suas dependências, ou nele permanecer nas mesmas condições, sem determinação judicial ou fora das condições estabelecidas em lei:
Pena - detenção, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa.
§ 1º Incorre na mesma pena, na forma prevista no caput deste artigo, quem:
I - coage alguém, mediante violência ou grave ameaça, a franquear-lhe o acesso a imóvel ou suas dependências;
II - (VETADO);
III - cumpre mandado de busca e apreensão domiciliar após as 21h (vinte e uma horas) ou antes das 5h (cinco horas).
§ 2º Não haverá crime se o ingresso for para prestar socorro, ou quando houver fundados indícios que indiquem a necessidade do ingresso em razão de situação de flagrante delito ou de desastre.
Para prestar socorro não caracteriza um abuso de autoridade, é apenas lembrar que quem pode entrar na casa dos outros é o F.D.P
FLAGRANTE DELITO
DESASTRE
PRESTAR SOCORRO
------->>>>>>>>>>>>>>>>Pontos importantes sobre a Lei de Abuso de Autoridade
1- Ação publica incondicionada
· Será admitida ação privada se a ação penal pública não for intentada no prazo legal.
· A ação privada subsidiária será exercida no prazo de 6 (seis) meses, contado da data em que se esgotar o prazo (48 h ) para oferecimento da denúncia
2. Não cabe tentativa
3.Não cabe para crime culposo
OBS:.Essas condutas constituem crime quando praticadas pelo agente com a finalidade específica de: (necessita de dolo específico):
· -> Prejudicar outrem
· -> Beneficiar a si mesmo ou a terceiro.
· -> Por mero capricho ou Para satisfação pessoal
4. STF e STJ entendem que o abuso de autoridade NÃO absorve os crimes conexos, SALVO quando utilizados como crimes meio. Ex: Injúria e Abuso de autoridade;
5.Pode haver concurso de pessoas com relação a PARTICULAR que auxilia a autoridade na prática do crime, DESDE QUE (elementar subjetiva) o particular saiba da condição funcional deste; O particular pode responder por abuso de autoridade desde que cometa o crime juntamente com uma autoridade, ciente de que o comparsa detém essa qualidade.
· Agente público aposentado ou exonerado (sozinho) não comete abuso de autoridade
6. Prisão para averiguação é ILEGAL, logo, Abuso de Autoridade;
7. Quanto ao sigilo de correspondência, entenda que se o conteúdo estiver fechado ele não poderá ser violado sob pena de incorrer na prática de Abuso de Autoridade, mas se estiver violado/aberto, pode ser utilizado como meio de prova;
8. STJ entende que é Abuso de Autoridade a negativa infundada do juiz em receber advogado durante expediente;
9. STJ entende que crimes de Abuso de Autoridade admitem Transação Penal (porque é de menor potencial ofensivo);
OBS: CABE AÇÕES COMISSIVAS ou OMISSIVAS, desde que dolosa (NÃO HÁ modalidade culposa na Lei de Abuso de Autoridade);
OBS:A divergência na interpretação de lei ou na avaliação de fatos e provas não configura abuso de autoridade.
- Portanto, não comete abuso( tem que ter dolo específico) de autoridade o PRF que se confunde na interpretação da lei, removendo um veículo quando deveria apenas reter
CONFIGURA ABUSO DE AUTORIDADE: Cumpre mandado de busca e apreensão domiciliar após as 21 h (vinte e uma horas) ou antes das 5 h (cinco horas)
A questão pediu o gabarito incorreto:
a) Cometerá crime previsto na Lei de Abuso de Autoridade o funcionário público que iniciar persecução administrativa sem justa causa fundamentada. CORRETA , art.30
b)É considerado crime de abuso de autoridade constranger o preso ou o detento, mediante violência, grave ameaça ou redução de sua capacidade de resistência, a submeter-se a situação vexatória ou a constrangimento não autorizado em lei. CORRETA , art. 13 II
c)Constitui abuso de autoridade prosseguir com o interrogatório de pessoa que tenha decidido exercer o direito ao silêncio. CORRETA, art. 15 parágrafo único , inciso I
d)Perseguem-se os crimes da lei de abuso de autoridade mediante ação penal pública incondicionada. CORRETA,
art.3 caput
e) Haverá crime, conforme a Lei sobre o crime de abuso de autoridade, quando o agente policial permanecer em imóvel alheio ou suas dependências, sem determinação judicial, para prestar socorro. Gabarito INCORRETA , art 22
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo