Uma paciente de 45 anos de idade, diagnosticada com diabete...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1687079 Medicina

Uma paciente de 45 anos de idade, diagnosticada com diabetes tipo 1 desde os 10 anos de idade, há três anos realiza sessões de hemodiálise em intercorrências por causa da insuficiência renal causada pela diabetes. Faz uso regular de insulina. Desde o início da pandemia de Covid-19, tem apresentado episódios de depressão recorrentes e não adere ao tratamento psiquiátrico. Recusa-se a participar das sessões de psicoterapia agendadas pelo nefrologista que faz seu acompanhamento clínico nos últimos três anos.


Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.


Ao conversar com a paciente a respeito da possibilidade de alocá-la na lista de transplante de pâncreas, o médico esclarece os critérios para alocação, as possíveis contraindicações e as compatibilidades necessárias entre o doador e o receptor. A paciente, então, questiona se algum familiar poderia ser o doador. O médico relata que, entre os critérios de escolha do doador, estão IMC menor que 30 e ausência de história pessoal de diabetes mellitus e de esplenectomia.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Na questão apresentada, o tema central é o transplante de pâncreas em um paciente com diabetes tipo 1, suas indicações e critérios para escolha de doador. Para resolver a questão, é necessário entender os critérios de seleção para transplantes e as possíveis contraindicações.

Alternativa Correta: C - certo

A alternativa correta é C - certo, pois o enunciado descreve corretamente os critérios para escolha de um doador de pâncreas. O médico menciona que o doador deve ter um IMC menor que 30, não ter histórico pessoal de diabetes mellitus e não ter passado por esplenectomia (remoção do baço). Estes são critérios válidos para considerar a viabilidade de um doador, uma vez que excesso de peso pode complicar a cirurgia e diabetes pré-existente ou ausência do baço podem comprometer a saúde do pâncreas doado.

Alternativa Incorreta: E - errado

A alternativa E - errado não é aplicável, pois não há incorreções nos critérios mencionados pelo médico. A descrição está alinhada com os protocolos comuns para escolha de doadores de órgãos, garantindo que o transplante seja seguro e eficaz tanto para o doador quanto para o receptor.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação está correta, pois o médico está explicando à paciente os critérios para alocação na lista de transplante de pâncreas, incluindo as possíveis contraindicações e a necessidade de compatibilidade entre doador e receptor. A paciente questiona se algum familiar pode ser doador e o médico informa que os critérios de escolha do doador incluem IMC menor que 30 e ausência de história pessoal de diabetes mellitus e esplenectomia. É importante que a paciente entenda esses critérios para estar ciente das chances de um transplante bem-sucedido. No entanto, é necessário avaliar outras condições clínicas da paciente antes de decidir sobre a alocação na lista de transplante de pâncreas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo