Dentro do contexto de equilíbrio geral com trocas puras, sup...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2089557 Economia
Dentro do contexto de equilíbrio geral com trocas puras, supondo que as curvas de indiferença dos consumidores são bem-comportadas, o segundo teorema do bem-estar social estabelece que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre o segundo Teorema do Bem-estar. 

Vamos revisar rapidamente os conceitos aplicáveis.

  • Lei de Walras: Se tivermos N mercados, e (N – 1) mercados estiverem em equilíbrio (demanda = oferta), isto significa que o N-ésimo mercado também estará em equilíbrio, pois a soma dos valores de excessos de demanda deve ser igual a zero. 
  •  Primeiro Teorema do Bem-Estar: Todo equilíbrio concorrencial (walrasiano) é eficiente no sentido de Pareto. Na presença de externalidades de consumo, o primeiro teorema não é válido. 
  • Segundo Teorema do Bem-Estar: toda alocação Pareto-eficiente corresponde a um equilíbrio competitivo, desde que as preferências sejam convexas. Não deve haver interferências nos preços (para manter a eficiência econômica, é melhor redistribuir renda do que subsidiar. No caso dos impostos, é melhor cobrar impostos diretos do que indiretos). 
 

Dito isso, vamos às alternativas!

a)     Incorreta. A eficiência econômica não leva em consideração aspectos de equidade.

b)    Incorreta. Este é o primeiro teorema do bem-estar. Sob a última parte da alternativa, está correta, pois a eficiência não leva em consideração a equidade (que poderia ser desejável pela sociedade). Apesar disso, esta alternativa se refere ao primeiro teorema.

c)     Incorreta. Esta é a Lei de Walras, não o segundo teorema. 

d)    Correta. A alternativa até tenta complicar mas não consegue. Na Economia das trocas, associamos preços e quantidades dos bens a dois agentes, por meio do modelo da Caixa de Edgeworth.


Dessa forma, falar em vetor de preços é falar que existem preços associados à análise de eficiência ( como os preços p1,p2). De forma semelhante, o vetor de dotação é a forma de distribuir os recursos da economia entre os agentes participantes ( por exemplo, numa economia que produz 10 bens, 7 para a pessoa A e 3 para a pessoa B). 


O segundo teorema afirma o seguinte: toda alocação Pareto-eficiente corresponde a um equilíbrio competitivo, desde que as preferências sejam convexas.


Reescrevendo usando o "palavreado" da alternativa: toda alocação (vetor de preço + vetor de dotação) Pareto-eficiente corresponde a um equilíbrio competitivo, desde que as preferências sejam convexas.

e)     Incorreta.  Esta é a Lei de Walras, não o segundo teorema.


Gabarito: D

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo