Dentro do contexto de equilíbrio geral com trocas puras, sup...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (16)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos revisar rapidamente os conceitos aplicáveis.
- Lei de Walras: Se tivermos N mercados, e (N – 1) mercados estiverem em equilíbrio (demanda = oferta), isto significa que o N-ésimo mercado também estará em equilíbrio, pois a soma dos valores de excessos de demanda deve ser igual a zero.
- Primeiro Teorema do Bem-Estar: Todo equilíbrio concorrencial (walrasiano) é eficiente no sentido de Pareto. Na presença de externalidades de consumo, o primeiro teorema não é válido.
- Segundo Teorema do Bem-Estar: toda alocação Pareto-eficiente corresponde a um equilíbrio competitivo, desde que as preferências sejam convexas. Não deve haver interferências nos preços (para manter a eficiência econômica, é melhor redistribuir renda do que subsidiar. No caso dos impostos, é melhor cobrar impostos diretos do que indiretos).
Dito isso, vamos às alternativas!
b) Incorreta. Este é o primeiro teorema do bem-estar. Sob a última parte da alternativa, está correta, pois a eficiência não leva em consideração a equidade (que poderia ser desejável pela sociedade). Apesar disso, esta alternativa se refere ao primeiro teorema.
c) Incorreta. Esta é a Lei de Walras, não o segundo teorema.
d) Correta. A alternativa até tenta complicar mas não consegue. Na Economia das trocas, associamos preços e quantidades dos bens a dois agentes, por meio do modelo da Caixa de Edgeworth.
Dessa forma, falar em vetor de preços é falar que existem preços associados à análise de eficiência ( como os preços p1,p2). De forma semelhante, o vetor de dotação é a forma de distribuir os recursos da economia entre os agentes participantes ( por exemplo, numa economia que produz 10 bens, 7 para a pessoa A e 3 para a pessoa B).
O segundo teorema afirma o seguinte: toda alocação Pareto-eficiente corresponde a um equilíbrio competitivo, desde que as preferências sejam convexas.
Reescrevendo usando o "palavreado" da alternativa: toda alocação (vetor de preço + vetor de dotação) Pareto-eficiente corresponde a um equilíbrio competitivo, desde que as preferências sejam convexas.
e) Incorreta. Esta é a Lei de Walras, não o segundo teorema.
Gabarito: D
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo