Eugênio Bucci, no livro Sobre Ética e Imprensa, discute o f...
Eugênio Bucci, no livro Sobre Ética e Imprensa, discute o fenômeno por ele denominado como "síndrome da autossuficiência ética", que se caracterizaria por uma má vontade em relação a discussões sobre ética na cultura das redações. Bucci relaciona algumas possibilidades para se pensar a constituição desse traço no jornalismo brasileiro. Leia as alternativas abaixo, considerando o pensamento de Bucci.
I. Torcer o nariz para o tema é coerente com a tradição da cultura política brasileira, que não prima por valores universais.
II. A recusa em discutir ética em público se manifesta como se fosse afirmação de independência. É como se a imprensa dissesse que seus valores não estão em discussão, e que os seus métodos são bons, corretos e justos por definição.
III. A "casca grossa" desenvolvida pelas redações foi uma forma de proteção encontrada em relação à prepotência estatal e ao tráfico de influência de corruptos.
IV. Toda decisão jornalística é uma decisão que gera efeitos éticos, mas, se, para ser tomada, ela precisasse ser exaustivamente discutida, o jornalismo seria uma quimera.
V. Os jornalistas se protegeram para fazer jornalismo. Falaram implicitamente de ética e agiram eticamente ao realizar reportagens de interesse coletivo relevantes do ponto de vista econômico.
Considerando V(verdadeiro) e F(falso), assinale a alternativa que contém a sequência correta.