Tendo em vista esse caso clínico, a imagem apresentada e os ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1687095 Medicina
Uma paciente de 30 anos de idade reside em Vassouras (RJ) e queixa-se de febre, úlceras orais (imagem a seguir) e dor na região das mãos e dos pés há sete dias. Relata que teve aftas anteriormente, mas, dessa vez, estão maiores e mais dolorosas. Além das aftas, acha estranhas as manchas e a coceira no corpo. A paciente queixa-se também de emagrecimento, informando ter emagrecido 5 kg em três meses. Por causa do emagrecimento, foi submetida previamente a endoscopia digestiva alta (EDA), que diagnosticou gastrite e refluxo duodenogástrico. Inicialmente, foi tratada como estomatite viral e, atualmente, está em uso de nistatina associado a dexametasona, elixir para bochecho. 


Tendo em vista esse caso clínico, a imagem apresentada e os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.


A presença de úlceras orais é uma manifestação clínica que desperta a atenção no caso dessa paciente. Na chikungunya, por exemplo, elas costumam estar mais associadas ao sexo feminino, o que mantém essa doença como um dos possíveis diagnósticos.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação está correta. As úlceras orais ou aftas apresentadas pela paciente são de fato uma manifestação clínica significativa que precisa de atenção médica. Essa manifestação é comum em diversas doenças, inclusive a chikungunya. Embora não seja uma manifestação comum em todos os pacientes da chikungunya, sabe-se que as úlceras orais estão mais frequentemente associadas aos casos em mulheres, o que mantém essa doença como um dos possíveis diagnósticos para esta paciente. Além disso, a paciente também apresenta outros sintomas comuns de chikungunya, como febre, dor nas mãos e nos pés, além de manchas e coceira na pele. Portanto, a afirmação é correta ao sugerir a chikungunya como um possível diagnóstico.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo