Considerando-se o contexto, está correta a seguinte observaç...
Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.
Presente para Maria da Graça
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (16)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: letra D.
Neste exercício, não obstante é uma conjunção concessiva, que tem igual valor a "apesar de", "apesar disso", "mesmo que", "embora". Logo, possui a mesma classificação e valor que a conjunção "ainda que".
A conjunção não obstante é, originalmente, do grupo das adversativas, no entanto, segundo Pestana, ela pode assumir valor semântico concessivo quando seguida de verbo no subjuntivo.
Gabarito D
tanto AINDA QUE, como NÃO OBSTANTE são conjunções concessivas, que dão um sentido de algo que era certo de que não acontecesse, mas acabou acontecendo.
alguém sabe os erros das demais?
ERRO DAS DEMAIS:
Letra A - quando o autor escreve que ela chegou "na idade avançada", ele está usando sentido IMPRÓPRIO, porque 15 anos não é de fato uma idade avançada.
Letra B- Usar a terceira pessoa do singular não está relacionado ao uso de linguagem informal. Aliás, de forma geral, o texto não usa linguagem informal, não identifiquei linguagem informal.
Letra C - Indagação PERPLEXA não pode ser substituído por questionamento INGÊNUO, em nenhum momento o autor faz parecer que é ingênuo questionar "quem sou eu neste mundo?", mas indica que a resposta é complexa, inclusive dizendo que "Quantas vezes mais decifrares essa CHARADA..." . Ora, charada não é algo ingênuo, mas complexo.
Letra D - gabarito
Letra E - "Não importa qual seja a resposta: o importante é dar ou inventar uma resposta."
Não se pode concluir que DAR ou INVENTAR são ações simultâneas, quando o autor diz que não importa, ele quer dizer que há equivalência entre esses dois tipos de resposta, que tanto faz se a resposta for inventada ou não, mas não há como concluir que essas ações ocorrem ao mesmo tempo.
O autor diz que a pergunta sobre seu papel no mundo deve ser decifrada VÁRIAS VEZES, ou seja, por vezes a menina pode dar uma resposta, outras vezes pode não encontrar uma resposta e inventar uma, porque ela vai estar sempre diante deste questionamento, durante a vida, mas a ação de inventar ou dar uma resposta não é NECESSARIAMENTE simultânea.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo