Considerando a classificação de desastres, pode-se afirmar ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Quanto à evolução, os desastres são classificados em:
-desastres súbitos ou de evolução aguda, como deslizamentos, enxurradas, vendavais, terremotos, erupções vulcânicas, chuvas de granizo e outros;
-desastres de evolução crônica ou gradual, como seca, erosão ou perda de solo, poluição ambiental e outros;
-desastres por somação de efeitos parciais, como cólera, malária, acidentes de trânsito, acidentes de trabalho e outros.
http://www.mi.gov.br/c/document_library/get_file?uuid=6aa2e891-98f6-48a6-8f47-147552c57f94&groupId=10157
A dúvida se estabelece entre a alternativa A e B.
Mas como os autores estão estabelecendos que os desastres são de natureza mistas, elimina a possibilidade de ser a alternativa b.
Embora clássica, a classificação dos desastres quanto à tipologia em naturais, humanos e mistos vem sendo contestada por autores modernos, que tendem a rotular todos os desastres como mistos.
http://www.mi.gov.br/c/document_library/get_file?uuid=6aa2e891-98f6-48a6-8f47-147552c57f94&groupId=10157
Desastres por somação de efeitos parciais caracterizam-se pela somação de numerosos acidentes (ou ocorrências) semelhantes, cujos danos, quando somados ao termino de um determinado período, definem um desastre muito importante.
Desastres súbitos ou de evolução aguda caracterizam-se pela subitaneidade, pela velocidade com que o processo evolui e, normalmente, pela violência dos eventos adversos causadores dos menos. Porem ocorrer de forma inesperada e surpreendente ou ter características cíclicas e sazonais, sendo facilmente percebíveis.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo