Julgue o item subsequente, acerca da curva de Phillips, de e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q874412 Economia

Julgue o item subsequente, acerca da curva de Phillips, de expectativas racionais, salários e ciclos reais de negócios.


A curva de Phillips baseou-se no que Friedman chamou de doutrina-padrão: elevação da renda leva a aumento do produto e do emprego. Essa curva relaciona inflação e emprego: taxas baixas de emprego podem ser obtidas com taxas mais altas de inflação.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Fala pessoal! Tudo beleza com vocês? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre a curva de Phillips.

A curva de Phillips é uma curva que demonstra a relação entre inflação e desemprego. No curto prazo, a curva é negativamente inclinada, indicando que há um trade-off (relação inversa) entre inflação e desemprego. Ou seja, quanto maior a inflação, menor o desemprego e vice-versa.

No longo prazo, a Curva de Phillips é vertical, o que indica que estamos no pleno emprego (produto efetivo = produto potencial) e que não há mais trade-off entre inflação e desemprego (taxa de desemprego = taxa natural de desemprego).

Friedman é um dos monetaristas, que sugeriu a versão aceleracionista da Curva de Phillips. A ideia por trás da versão aceleracionista é que um aumento de M (oferta monetária) pode causar aumento da Renda (Y), e não somente aumento de preços, como diziam os clássicos. Aí, como renda = produto, uma maior renda significa uma maior produção. E, se há maior produção, há maior emprego de recursos.

No entanto, o CESPE é maldoso mesmo!

Tudo ia bem na assertiva até a relação da curva. A Curva de Phillips relacionada inflação e DESemprego.

Taxas baixas de DESemprego podem ser obtidas com taxas mais altas de inflação.


Gabarito do Professor: ERRADO.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ERRADO.

A curva de Phillips representa uma relação de trade-off entre inflação e desemprego, que permite analisar a relação entre ambos, no curto prazo. Segundo esta teoria, desenvolvida pelo economista neozelandês William Phillips, uma menor taxa de desemprego leva a um aumento da inflação, e uma maior taxa de desemprego a uma menor inflação. Contudo, esta relação não é válida no longo prazo, uma vez que a taxa de desemprego é basicamente independente da taxa de inflação conforme outras variáveis vão se alterando.

Portanto, o item estaria correto se afirmasse que: Essa curva relaciona inflação e desemprego: taxas baixas de desemprego podem ser obtidas com taxas mais altas de inflação.

Curva de Phillips (inflação VS. desemprego) / taxas baixas de DESemprego podem ser obtidas com taxas mais altas de inflação.

Lei de Okun (crescimento econômico VS. emprego)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo