A nova Internet referida no texto I é também conhecida como ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q28601 Noções de Informática
Imagem 026.jpg
Os textos de I a IV apresentados relatam mudanças que vêm
ocorrendo na rede mundial de computadores, a Internet,
e anunciam outras que estão por vir nos próximos anos. A partir
desses textos, julgue os itens de 79 a 88.
A nova Internet referida no texto I é também conhecida como Web 2.0, que traz como maiores atributos o uso irrestrito de fibras ópticas, para aumentar a velocidade de transmissão de dados na rede, e o uso do protocolo IPv6, nova versão do protocolo IP, que permitirá a transmissão de informações pela Internet sem vulnerabilidades de segurança.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Essas mudanças ganharam o nome de Web 2.0 e são talvez a maior revolução que a internet já passou como um todo. O “2.0” indica uma nova versão da internet, um novo capítulo, novos rumos para a grande rede. O objetivo é fornecer aos navegantes mais criatividade, compartilhamento de informação e, mais que tudo, colaboração entre eles, fazendo com que esses navegantes tomem parte nesta revolução.Com base nestes conceitos, explodiram serviços de relacionamentos sociais, páginas repletas de vídeos, wikis, blogs e outros serviços com um traço em comum: a participação efetiva do usuário nos dois sentidos do tráfego de informação: recebe-se conteúdo dinâmico, fornece-se o mesmo tipo de informação com a mesma facilidade. O mais interessante disto tudo é que não se trata de uma revolução tecnológica ou atualização brusca. É simplesmente uma mudança na maneira de promover conteúdo dinâmico através da internet.http://www.baixaki.com.br/info/183-o-que-e-web-2-0-.htm
A questão se apresenta correta até a afirmação de que o uso do novo protocolo IPv6 não tem vulnerabilidades; na verdade o que ocorre é um aumento do número de IPs disponíveis, com algumas alterações na segurança mas nada tão contundente.
Seguem comentários da prof. Patricia Quintao do Ponto..."[O uso irrestrito de fibras ópticas e o uso do protocolo IPv6 não estão relacionados aos atributos da Web 2.0. Conforme visto, a Web 2.0 pode ser entendida como sendo “um conjunto de tecnologias associadas aos termos: blog, Wiki, podcast, rss, feeds, etc. que facilita uma conexão mais social da Web e onde toda a gente pode adicionar e editar informação” (ANDERSON, 2007).Para Carvalho (2007), “as pessoas deixam de precisar de ter o software no seucomputador porque ele está disponível on-line, facilitando a edição e publicaçãoimediatas, como a Wikipedia, o Wiki, o podcast, o blog”.Este novo conceito, Web 2.0, é contextualizado numa nova geração de aplicações Web, onde tudo está acessível. O usuário pode ter acesso a um conjunto de ferramentas dinâmicas que permitem grande interatividade.]"

O que é o IPv4?

IPv4 significa Protocol version 4, ou versão 4 de protocolos. É a tecnologia que permite que nossos aparelhos conectem na Internet, seja qual for o tipo de gadget – pode ser PC, Mac, smartphones ou outros aparelhos. Cada um que estiver online terá um código único, como 99.48.227.227 por exemplo, para enviar e receber dados de outros que estiverem conectados.

O que é o IPv6?

O IPv6 é a sexta revisão dos protocolos na Internet e é o sucessor natural do IPv4. Essencialmente, ele faz a mesma coisa que outras tecnologias desse tipo, mas em 128 bits.

Por que estamos usando IPv4?

O IPv4 transfere endereços de protocolos de 32 bits. Sustenta aproximadamente 4,29 bilhões de IPs pelo mundo todo, o que nos fez chegar na crise atual: O sistema não suportará mais endereços do que isso.
 

Como o IPv6 resolveria esse problema?

O novo sistema suportaria algo como 340.282.366.920.938.000.000.000.000.000.000.000.000 endereços. Você consegue calcular isso? Pois é, nem eu. Mas é muito mais do que 4 bilhões atuais e conseguiria suportar a demanda do crescimento da internet por mais muitos anos. E isso acontece apenas porque os IPs trabalham em 128 bits.

Por que não substituímos os sistemas, simplesmente?

Os protocolos já começaram a ser substituídos na última década. Essencialmente, os dois sistemas funcionam paralelamente. No entanto, o teste de verdade com o IPv6 será em 8 de junho desse ano, batizado de “World IPv6 Day“. Google, Facebook e outros grandes companhias farão a substituição para testar se os novos IPs vão funcionar.

Como isso vai me afetar?

Aparentemente, isso não vai te afetar. Sistemas operacionais como Windows XP Service Pack 1, Mac OS X 10.2 e posteriores contam com IPv6. O problema está nos aparelhos roteadores. Neste caso, você terá, que fazer a substituição dessa peça por outra mais atual para se manter online. Alguns bugs também precisam ser ajustados para a grande massa. E ninguém sabe quanto vai demorar para a transição completa entre os sistemas. De qualquer maneira, não há motivo para entrar em pânico.

Fonte: http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2011/02/um-pequeno-guia-sobre-ipv4-e-ipv6.html

Com os uso IRRESTRITO de fibras ópticas?

SEM vulnerabilidade?

= TOTALMETE ERRADA!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo