Escreva V ou F, conforme sejam Verdadeiras ou Falsas as prop...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q991152 Português

Escreva V ou F, conforme sejam Verdadeiras ou Falsas as proposições sobre alguns aspectos linguísticos do texto.

( ) “Levanto cedo, faço minhas abluções...” (linha 1). A palavra destacada pode ser substituída, sem prejuízo de sentido, por “orações”.

( ) No excerto “[...] o jornal ainda quentinho da máquina, como pão saído do forno.” (Linhas 19-20), “como” é uma conjunção coordenativa.

( ) Em: “[...] eu era rapaz naquele tempo!” (Linha 21), a palavra destacada exerce a função sintática de predicativo.

( ) “Então você não é ninguém? Ele abriu um sorriso largo. Explicou que aprendera aquilo de ouvido.” (Linhas 11-12). Para esclarecer a forma como aprendera a expressão “não é ninguém!”, o autor empregou uma oração subordinada substantiva.

A sequência CORRETAé:

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA C

(F) “Levanto cedo, faço minhas abluções...” (linha 1). A palavra destacada pode ser substituída, sem prejuízo de sentido, por “orações”. (abluções ----> equivale a banho, lavagens).

(F) No excerto “[...] o jornal ainda quentinho da máquina, como pão saído do forno.” (Linhas 19-20), “como” é uma conjunção coordenativa. -----> é uma conjunção subordinativa comparativa (comparando o jornal a um pão saindo do forno).

(V) Em: “[...] eu era rapaz naquele tempo!” (Linha 21), a palavra destacada exerce a função sintática de predicativo. ----> correto ---> temos um verbo de ligação "era" + um predicativo do sujeito.

(V) “Então você não é ninguém? Ele abriu um sorriso largo. Explicou que aprendera aquilo de ouvido.” (Linhas 11-12). Para esclarecer a forma como aprendera a expressão “não é ninguém!”, o autor empregou uma oração subordinada substantiva. -----> quem explica, explica alguma coisa ---> temos o "que" conjunção integrante, e em destaque uma oração subordinada substantiva objetiva direta (equivalente a ISSO).

Força, guerreiros(as)!!

gab c

“Então você não é ninguém? Ele abriu um sorriso largo. Explicou que aprendera aquilo de ouvido.

verbo da oração em questão = explicar.

Explicar é um verbo transitivo Direto, o complemento dele é um objeto direto.

(uma oração subordinada objetiva direta)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo