Cidade de significativa vocação turística, Olinda tem no per...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3080774 Turismo
Cidade de significativa vocação turística, Olinda tem no período carnavalesco seu momento alto. Durante as festas de Momo, o sítio histórico da cidade recebe milhões de foliões, que sobem e descem as ladeiras acompanhando agremiações que expressam a diversidade cultural pernambucana, ao mesmo tempo em que contemplam os monumentos e a paisagem que rendem à cidade prestígio e títulos de reconhecimento de seu patrimônio natural e cultural.

Leia as afirmativas abaixo, a respeito da relação entre turismo e patrimônio cultural e natural na cidade:

I. O processo de tombamento da tapioca como patrimônio cultural de Olinda possibilitou investimentos na estrutura física do Alto da Sé, reduto das tapioqueiras e local de inegável relevância turística para a cidade.

II. Além das instâncias municipal e estadual, o sítio histórico de Olinda é tombado em nível federal pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como Patrimônio Cultural da Humanidade.

III. O carnaval de Olinda não pode ser considerado um como atrativo cultural, pois, apesar de atrair grande volume de pessoas, a maior parte dos visitantes não chega a adentrar nos museus, igrejas, casarios e outras edificações que formam o conjunto monumental da cidade.

IV. São reconhecidos como Patrimônios Vivos de Pernambuco o coco de roda, o afoxé, o frevo e até o modo de preparar comidas tradicionais, como a tapioca, o bolo de rolo e o bolo Souza Leão. Entretanto, pessoas – como a líder religiosa Mãe Beth de Oxum e a mestra de coco e pastoril Ana Lúcia Nunes, por exemplo – não podem receber o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco, pois esta comenda é reservada aos saberes e fazeres e não aos indivíduos.

V. O Horto d’ El Rey é um dos primeiros jardins botânicos do país, e, com o intuito de reconhecer e proteger esta e outras áreas verdes existentes na cidade, foi instituído um decreto municipal que confere a Olinda o título de Cidade Ecológica.


Estão CORRETAS apenas
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema Central: A questão aborda o Patrimônio Cultural e Natural da cidade de Olinda, com foco em sua relação com o turismo. É importante entender como o reconhecimento cultural e natural de uma região pode influenciar seu desenvolvimento turístico e social.

Resumo Teórico: Olinda é uma cidade reconhecida mundialmente por seu sítio histórico e cultural. Além de sua importância histórica, Olinda tem manifestações culturais significativas, como o Carnaval, que é um grande atrativo turístico. A UNESCO reconhece patrimônios culturais pela sua universalidade e significado para a humanidade. No Brasil, o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) realiza o tombamento de bens culturais e promove sua preservação.

Alternativa Correta: C - II e V

Justificativa:

  • II. Esta afirmativa é correta. O sítio histórico de Olinda é realmente tombado pelo IPHAN e reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade. Isso fortalece a identidade cultural local e impulsiona o turismo.
  • V. Esta afirmativa também está correta. O Horto d’ El Rey é um jardim botânico histórico em Olinda. A cidade tem uma política de proteção ambiental que a qualificou como Cidade Ecológica, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade.

Análise das Alternativas Incorretas:

  • I. O processo de tombamento da tapioca como patrimônio cultural não está claramente documentado como responsável pelos investimentos na estrutura do Alto da Sé. Tal afirmativa carece de confirmação específica.
  • III. O Carnaval de Olinda é, sim, um atrativo cultural significativo. Mesmo que muitos visitantes não visitem os museus e igrejas, o evento em si é uma expressão cultural importante, atraindo turistas pelo seu valor cultural, contradizendo a afirmativa.
  • IV. Esta afirmativa está incorreta. O título de Patrimônio Vivo de Pernambuco pode, sim, ser atribuído a indivíduos que preservam e promovem a cultura local, como mestres de tradições culturais.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo