Segundo Iamamoto (2009: 07-08), na atuação profissional do ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1245310 Serviço Social
Segundo Iamamoto (2009: 07-08), na atuação profissional do Assistente Social existe um “...dilema condensado na inter-relação entre projeto profissional e estatuto assalariado”. Para ela, suas ações profissionais são socialmente legitimadas pela formação acadêmica de nível universitário e pelo aparato legal e organizativo que regulam o exercício de uma “profissão liberal” na sociedade. Sobre isso, é correto dizer que aquela autonomia é
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A - condicionada pelas lutas hegemônicas presentes na sociedade.

Vamos analisar o tema central da questão, que é a autonomia profissional do Assistente Social. Segundo Iamamoto, a atuação do Assistente Social está profundamente ligada a um dilema entre seu projeto profissional e o estatuto assalariado. A autonomia mencionada é complexa, pois, embora os profissionais tenham formação universitária e regulamentação legal, sua prática ainda é influenciada por processos sociais e políticos.

Justificativa da Alternativa Correta (A):

A autonomia do Assistente Social é condicionada pelas lutas hegemônicas na sociedade. Isso significa que ela não é plena, pois os Assistentes Sociais estão inseridos em uma estrutura social e econômica que afeta sua prática profissional. As condições de trabalho, as políticas públicas e as relações de poder influenciam diretamente a atuação desses profissionais. Iamamoto enfatiza que as práticas profissionais estão enraizadas em uma realidade social onde ocorrem disputas e negociações, afetando assim a autonomia.

Análise das Alternativas Incorretas:

B - plena em países socialistas: Apesar das diferenças no sistema econômico, ainda existem estruturas de poder e controle que podem limitar a autonomia profissional, mesmo em países socialistas.

C - plena em países capitalistas: No sistema capitalista, a autonomia é ainda mais restrita devido às dinâmicas de mercado que afetam diretamente a oferta e a demanda por serviços sociais.

D - determinada pela área em que o Assistente Social atua: Embora a área de atuação possa influenciar as práticas, a autonomia não é determinada exclusivamente por ela, mas sim pelo contexto social e pelas relações de poder vigentes.

E - materializada a partir de determinada faixa salarial: O salário pode influenciar as condições de trabalho, mas não é o único fator que determina a autonomia profissional, pois esta está relacionada a aspectos mais amplos como legislação, políticas e estrutura social.

Para interpretar questões desse tipo, é fundamental compreender o contexto social e as influências externas sobre a profissão, além de estar atento às palavras-chave como "condicionada" e "hegemônicas", que indicam influência externa e não uma autonomia plena.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O dilema condensado na inter-relação entre projeto profissional e estatuto assalariado significa, por um lado, a afirmação da relativa autonomia do assistente social na condução das ações profissionais, socialmente legitimadas pela formação acadêmica de nível universitário e pelo aparato legal e organizativo que regulam o exercício de uma “profissão liberal” na sociedade (expresso na legislação pertinente e nos Conselhos Profissionais). Aquela autonomia é condicionada pelas lutas hegemônicas presentes na sociedade que alargam ou retraem as bases sociais que sustentam a direção social projetada pelo assistente social ao seu exercício, permeada por interesses de classes e grupos sociais, que incidem nas condições que circunscrevem o trabalho voltado ao atendimento de necessidades de segmentos majoritários das classes trabalhadoras.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo