Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, a farmacovigi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1674784 Farmácia
Nos tempos atuais, em decorrência da crescente demanda por fármacos novos, concebidos, muitas vezes, sob intensa pressão comercial, a Farmacoepidemiologia, com suas contribuições, passa a ter importância estratégica na operação de sistemas de saúde em quase todos os países do mundo.

STORPIRTIS, Silvia et al. Farmácia clínica e atenção farmacêutica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008, com adaptações.

Considerando os conhecimentos acerca da farmacoepidemiologia e da farmacovigilância, julgue os itens a seguir. 
Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, a farmacovigilância não é um instrumento para a atenção farmacêutica, na medida em que não permite uma melhor avaliação da relação risco x benefício de um medicamento e não otimiza os resultados da terapêutica.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a letra E - errado.

Vamos entender por quê:

A farmacovigilância é uma ciência que visa monitorar e avaliar os efeitos adversos dos medicamentos após sua comercialização. É um importante instrumento da farmacoepidemiologia, pois contribui para uma utilização mais segura e eficaz dos fármacos. De fato, a farmacovigilância é fundamental para a atenção farmacêutica, uma vez que permite a análise contínua da relação risco x benefício dos medicamentos.

A afirmação no item errado sugere que a farmacovigilância não otimiza os resultados da terapêutica, o que contraria o propósito dessa área. Na prática, a farmacovigilância auxilia na identificação de novas informações sobre a segurança dos medicamentos, promovendo intervenções que melhoram a saúde pública e otimizam os resultados terapêuticos.

Outra função crítica da farmacovigilância é detectar, avaliar, compreender e prevenir efeitos adversos ou quaisquer outros problemas relacionados aos medicamentos. Esse processo é essencial para garantir que os benefícios dos medicamentos superem os riscos associados ao seu uso.

Portanto, a alegação de que a farmacovigilância não é um instrumento para melhorar a atenção farmacêutica e a avaliação da relação risco x benefício está incorreta. Ela é, na verdade, uma ferramenta primordial para essas questões.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo