O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem aprovado ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1608014 Enfermagem
O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem aprovado pela Resolução COFEN N° 564, de 6 de novembro de 2017, é um documento formal que contém os princípios e a missão da profissão de Enfermagem, que especifica um conjunto de regras (direitos, deveres, responsabilidades; proibições, infrações e possíveis penalidades) que devem nortear o comportamento e atuação do profissional no exercício de suas funções, e que aplica-se a todas as categorias profissionais da Enfermagem. De modo geral, este Código fundamenta-se na Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos (2005) e na legislação brasileira vigente.

Com base nos princípios fundamentais do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, são verdadeiras as alternativas abaixo, exceto:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a Alternativa B.

O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem estabelece princípios fundamentais que orientam o comportamento dos profissionais da área. Esses princípios são baseados em documentos internacionais e na legislação brasileira, garantindo que a prática da enfermagem seja ética, responsável e em consonância com os direitos humanos.

Analisando as alternativas:

Alternativa A: Esta afirmação é verdadeira, pois reflete o compromisso da enfermagem com a gestão e produção do cuidado, adaptando-se aos diferentes contextos socioambientais e culturais. A enfermagem busca atender as necessidades de indivíduos, famílias e comunidades, o que está alinhado com o Código de Ética.

Alternativa B: Esta afirmação é incorreta. A enfermagem é uma ciência, arte e prática social, mas não é dispensável à organização e funcionamento dos serviços de saúde. Na verdade, ela é essencial e fundamental para o sistema de saúde, o que torna essa alternativa a exceção entre as apresentadas.

Alternativa C: Esta alternativa é verdadeira. O profissional de enfermagem atua com autonomia e segue preceitos éticos, legais, técnico-científicos e teórico-filosóficos. Estes aspectos são primordiais para a prática profissional responsável e segura.

Alternativa D: Esta afirmação também é verdadeira. O cuidado em enfermagem baseia-se no conhecimento próprio da profissão e nas ciências humanas, sociais e aplicadas. Ele se manifesta em atividades de assistência, gerenciamento, ensino, educação e pesquisa, todas essenciais no cotidiano da prática social.

Portanto, ao analisar cada alternativa, identificamos que a Alternativa B é a única que não está em conformidade com os princípios do Código de Ética, por afirmar erroneamente que a enfermagem é dispensável.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A Enfermagem é uma ciência, arte e uma prática social, dispensável à organização e ao funcionamento dos serviços de saúde. ERRADA pois é indispensável.

Letra B — Indispensável e não dispensável

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo