Assinale a alternativa que reescreve, corretamente, de acord...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2007 Banca: VUNESP Órgão: TJ-SP Prova: VUNESP - 2007 - TJ-SP - Técnico Judiciário |
Q395653 Português
        As projeções sobre qual impacto o aquecimento global terá em relação à saúde das pessoas ainda são pouco precisas, principalmente quanto à incidência de doenças. Mas uma coisa é certa: a maior freqüência de eventos climáticos extremos, como secas e inundações, vai deixar populações, cujo destino será incerto, em situação de fragilidade ainda maior. O problema é que os estudos são pouco específicos sobre os países onde ocorrerão as maiores alterações climáticas. Sabe-se apenas que esses lugares sofrerão com o aumento das ondas de calor e das doenças respiratórias.
        Previsões sobre desnutrição, aumento de moléstias ligadas à água, como diarréias, são genéricas. Não há dúvidas de que haverá esse impacto na população, mas exatamente quando, onde e como não se sabe.

(O Estado de S.Paulo, 07.04.2007. Adaptado)


Assinale a alternativa que reescreve, corretamente, de acordo com o sentido do período, o trecho em destaque em: Não há dúvidas de que haverá esse impacto na população, mas quando, onde e como não se sabe.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver esta questão, precisamos entender a relação de oposição entre as ideias apresentadas no texto original. O trecho destacado mostra que, apesar da certeza do impacto do aquecimento global na saúde, há incerteza sobre os detalhes desse impacto.

Análise da alternativa correta:

A - Não há dúvida de que haverá esse impacto na população, entretanto não se sabe quando, onde e como.

A conjunção "entretanto" é usada para expressar uma ideia de oposição ou contraste, que se alinha perfeitamente com o sentido original do texto: há a certeza do impacto, mas a incerteza sobre os detalhes. Essa alternativa mantém a mesma relação semântica de oposição que está presente no texto original.

Justificativas para as alternativas incorretas:

B - Não há dúvida de que haverá esse impacto na população porque não se sabe quando, onde e como.

A conjunção "porque" expressa causa, o que altera o sentido original do texto. A frase sugere que a certeza do impacto é causada pela falta de informações específicas, o que não é a intenção do trecho original.

C - Não há dúvida de que haverá esse impacto na população e com isso não se sabe quando, onde e como.

A expressão "e com isso" sugere uma consequência, mas no texto original, a incerteza dos detalhes não é consequência direta da certeza do impacto.

D - Não há dúvida de que haverá esse impacto na população, dessa forma não se sabe quando, onde e como.

A expressão "dessa forma" implica uma conclusão ou consequência, o que não se aplica aqui. O texto original não conclui que a incerteza sobre detalhes é uma consequência da certeza de impacto.

E - Não há dúvida de que haverá esse impacto na população, logo que se souber quando, onde e como.

A conjunção "logo" sugere uma consequência temporal, como se a certeza do impacto dependesse do conhecimento dos detalhes, o que não está de acordo com o texto original.

Para questões de interpretação de texto, é importante prestar atenção aos conectores usados, pois eles definem a relação entre as ideias. Sempre procure manter o sentido original ao escolher a alternativa.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A banca pede a alternativa em que ocorra conjunção adversativa: "mas, contudo, porém , entretanto, no entanto, todavia, não obstante, aliás"

A única que preenche o supracitado é a "A".

Bons estudos.

Assertiva A

Não há dúvida de que haverá esse impacto na população, entretanto não se sabe quando, onde e como.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo