No período ―E no meio dessa confusão, alguém partiu sem se ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1275290 Português
Despedida
Rubem Braga
E no meio dessa confusão alguém partiu sem se despedir; foi triste. Se houvesse uma despedida talvez fosse mais triste, talvez tenha sido melhor assim, uma separação como às vezes acontece em um baile de carnaval – uma pessoa se perde da outra, procura-a por um instante e depois adere a qualquer cordão. É melhor para os amantes pensar que a última vez que se encontraram se amaram muito – depois apenas aconteceu que não se encontraram mais. Eles não se despediram, a vida é que os despediu, cada um para seu lado – sem glória nem humilhação. Creio que será permitido guardar uma leve tristeza, e também uma lembrança boa; que não será proibido confessar que às vezes se tem saudades; nem será odioso dizer que a separação ao mesmo tempo nos traz um inexplicável sentimento de alívio, e de sossego; e um indefinível remorso; e um recôndito despeito.

E que houve momentos perfeitos que passaram, mas não se perderam, porque ficaram em nossa vida; que a lembrança deles nos faz sentir maior a nossa solidão; mas que essa solidão ficou menos infeliz: que importa que uma estrela já esteja morta se ela ainda brilha no fundo de nossa noite e de nosso confuso sonho?
Talvez não mereçamos imaginar que haverá outros verões; se eles vierem, nós os receberemos obedientes como as cigarras e as paineiras – com flores e cantos. O inverno – te lembras – nos maltratou; não havia flores, não havia mar, e fomos sacudidos de um lado para outro como dois bonecos na mão de um titeriteiro inábil.
Ah, talvez valesse a pena dizer que houve um telefonema que não pôde haver; entretanto, é possível que não adiantasse nada. Para que explicações? Esqueçamos as pequenas coisas mortificantes; o silêncio torna tudo menos penoso; lembremos apenas as coisas douradas e digamos apenas a pequena palavra: adeus.
A pequena palavra que se alonga como um canto de cigarra perdido numa tarde de domingo.

Extraído de: BRAGA, Rubem. A Traição das Elegantes. Editora Sabiá: Rio de Janeiro, 1967, p. 83. 
No período ―E no meio dessa confusão, alguém partiu sem se despedir; foi triste.‖, o autor utilizou o ponto-e-vírgula. ESPECIFICAMENTE no caso do exemplo citado, sua função é a de:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - Assinalar a omissão de uma conjunção.

O tema central da questão está relacionado ao uso da pontuação, especificamente do ponto-e-vírgula. Para resolver essa questão, é necessário entender as diferentes funções que esse sinal de pontuação pode desempenhar em um texto.

O ponto-e-vírgula é um sinal de pontuação utilizado para diversas finalidades. No contexto do período apresentado, "E no meio dessa confusão, alguém partiu sem se despedir; foi triste.", o ponto-e-vírgula é usado para indicar uma omissão de conjunção. No caso, ele conecta duas ideias que poderiam ser vinculadas por uma conjunção, como "e" ou "mas", mas esta foi omitida para tornar o texto mais fluído e impactante.

Vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

A - Indicar o final da fala de personagem: O ponto-e-vírgula não é usado para indicar o final de uma fala, mas sim para separar ideias em uma frase quando não se quer finalizar a sentença. Portanto, essa alternativa está errada.

B - Marcar a separação de elementos que fazem parte de uma sequência: Embora o ponto-e-vírgula possa ser usado para separar elementos de uma lista complexa, neste caso específico, ele não está separando elementos de uma sequência, mas sim conectando duas orações de maneira mais sutil.

C - Caracterizar uma breve pausa: O ponto-e-vírgula faz uma pausa maior que a vírgula, mas menor que o ponto final. No entanto, neste exemplo, seu uso específico é para omitir a conjunção e não apenas para indicar uma pausa.

Portanto, a alternativa D é a correta, pois o ponto-e-vírgula está substituindo a conjunção que poderia unir as duas partes do período.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

riddicula!

GAB [D] ✓ As conjunções coordenativas aditivas são responsáveis pela união entre duas ou mais orações com a intenção de exprimir ideia de acréscimo ou adição de uma informação.  por exemplo.: "no meio dessa confusão alguém partiu sem se despedir E foi triste. "

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo