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Abaixo, dois trechos de letras de sambas-enredo, que abordam a abolição da escravidão no Brasil, a partir da Lei Áurea, assinada em 1888. A partir dos documentos e dos seus conhecimentos sobre o pós-abolição da escravidão, assinale a alternativa INCORRETA.
Fragmento 01
“(...)Perguntem ao Criador
Quem pintou essa aquarela
Livre do açoite da senzala
Preso na miséria da favela(...)”
“100 anos de liberdade. Realidade ou Ilusão?”, GRES Estação Primeira de Mangueira, 1988.
Fragmento 02
“(...) Pra Isabel, a heroína
Que assinou a lei divina
Negro cantou, comemorou
O fim da sina (...)”
“Liberdade, liberdade! Abra as asas sobre nós”, GRES Imperatriz Leopoldinense, 1989.
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Gabarito comentado
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O gabarito comentado da questão sobre a abolição da escravidão no Brasil e sua representação em sambas-enredo aborda a interpretação de letras de dois sambas famosos de escolas de samba do Rio de Janeiro. Vamos analisar as alternativas e identificar a incorreta.
Alternativa A: A afirmação de que não há interesse dos historiadores em pesquisar as questões da condição do negro no pós-abolição é a incorreta. Na verdade, há um vasto campo de estudos dentro da historiografia que se dedica a investigar e compreender as lutas, resistências e adaptações dos negros na sociedade brasileira após a abolição da escravatura.
Alternativa B: O fragmento 01, da GRES Estação Primeira de Mangueira, menciona a transição da vida "livre do açoite da senzala" para a vida "preso na miséria da favela", sublinhando a falta de políticas de inclusão social para os negros após a abolição, o que é uma interpretação correta.
Alternativa C: No fragmento 02, da GRES Imperatriz Leopoldinense, percebe-se a exaltação da Princesa Isabel como uma "heroína" que assinou a "lei divina", refletindo a visão positivista que glorifica a abolição como um ato de benevolência, sem questionar as estruturas sociais que mantinham a opressão, sendo, portanto, uma visão legítima dentro do contexto apresentado.
Alternativa D: É verdadeiro que os dois fragmentos apresentam perspectivas diferentes sobre o mesmo evento histórico; um destaca a continuidade do sofrimento, enquanto o outro celebra o ato da abolição, tornando essa alternativa verdadeira.
Alternativa E: A abolição da escravidão de fato não garantiu aos libertos o exercício pleno da cidadania, já que muitos enfrentaram e continuaram enfrentando uma série de barreiras sociais e econômicas, o que torna esta alternativa correta.
Portanto, a alternativa A é a única que não corresponde à realidade do contexto histórico e dos estudos historiográficos sobre o tema, sendo a resposta incorreta e, consequentemente, a resposta ao gabarito da questão.
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Comentários
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INCORRETA - A
As temáticas relacionadas á condição do negro no pós-abolição são mote frequente na literatura e na música, não há interesse por parte de historiadores em pesquisar tais questões.
O fato de haver musicas e poesias de narrativas negras, escravistas, abolicao nao implica no fato de pesquisadores nao se interessarem em persquisar a fundo conteudos historicos referentes a historia da escravidao do negro do Brasil.
#PMPR2020
"vá e vença e que por vencido não vos conheçam"
Ótima questão. Muito bem formulada. Uma boa dica para utilizar esses sambas enredo em sala de aula.
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