Julgue o próximo item, a respeito dos sentidos e aspectos li...
Texto CB1A1
Um projeto de lei que determina critérios mínimos de qualidade para escolas públicas de educação básica foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal, em abril deste ano. Conforme estabelece o projeto de lei, o poder público deverá equipar todas as unidades do ensino básico com bibliotecas, laboratórios de ciências e informática, acesso à Internet, quadras poliesportivas cobertas, instalações com condições adequadas de acessibilidade, energia elétrica, abastecimento de água potável, esgoto sanitário e manejo de resíduos sólidos.
“As condições listadas não constituem luxo ou privilégio, mas requisitos necessários ao estabelecimento de um padrão mínimo de qualidade nas escolas brasileiras e garantia do exercício digno do direito público subjetivo à educação básica”, justifica o autor da proposta.
“O que há no projeto é o mínimo para que uma escola funcione, atendendo os estudantes e os profissionais da educação com dignidade. A ausência de laboratórios, de Internet, de bibliotecas e de uma estrutura física adequada é algo que impacta diretamente na qualidade da educação oferecida aos estudantes, uma vez que a educação não é uma transmissão de conhecimento, mas sim a construção deste”, considera a secretária de assuntos educacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Guelda Andrade.
“Um ar-condicionado, por exemplo, em algumas regiões do país, não é questão de luxo. É uma condição que faz parte dessa estrutura mínima e digna para que a educação aconteça... A falta disso traz prejuízos drásticos tanto no aprendizado dos estudantes quanto no cotidiano dos profissionais da educação”, reforça Guelda Andrade.
Internet: <https://cnte.org.br> (com adaptações).
Julgue o próximo item, a respeito dos sentidos e aspectos linguísticos do texto CB1A1.
A correção gramatical e os sentidos do texto seriam
mantidos se ambas as ocorrências do vocábulo ‘os’ em ‘os
estudantes e os profissionais’ (primeiro período do terceiro
parágrafo) fossem substituídas por aos.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Atender (assim como abdicar, anteceder, deparar...) é um verbo com regência oscilante sem alteração de sentido.
CORRETO
Quem atende a ou ao?
As duas formas estão corretas. Pode ser dito atender o telefone e atender o cliente, bem como atender ao telefone e atender ao cliente, sendo facultativo o uso da preposição a. Há, contudo, uma preferência para a regência com preposição quando indica uma coisa e para a regência sem preposição quando indica uma pessoa.
A regência do verbo "atender" é facultativa e depende do tipo de complemento:
- Quando o complemento é uma pessoa, o verbo "atender" é transitivo direto e não exige preposição. Por exemplo, "O diretor atendeu os interessados".
- Quando o complemento é uma coisa, o verbo "atender" é transitivo indireto e exige a preposição "a". Por exemplo, "O prefeito atendeu ao nosso requerimento".
IA
Regência do verbo ATENDER de maneira bem simples:
1 - Quando se referir a uma coisa: - a preposição "a" é obrigatória.
Eu vou atender à porta.
Vou atender à solicitação.
Vou atender ao pedido.
2 - Quando se referir à pessoa. - a preposição "a" é facultativa.
Vou atender o porteiro. / Vou atender ao porteiro.
Vou atender o pai do menino. / Vou atender ao pai do menino.
Vou atender o meu namorado. / Vou atender ao meu namorado.
O verbo “atender” é um verbo que admite duas regências, sem alterar o sentido original. Pode ser VTD ou VTI introduzido pela preposição A.
Segue algumas questões do CESPE/CEBRASPE acerca desse verbo:
Q403584
Q1038937
Q698664
Q294575
Q940844
Q321802
"Os" é um artigo definido, enquanto "aos" é a contração da preposição "a" com o artigo ou pronome "o":
- Os: Artigo definido que torna os substantivos específicos.
- Aos: Contração da preposição "a" com o artigo ou pronome "o".
Os artigos são palavras que determinam o gênero e a quantidade de um substantivo, e podem ser definidos ou indefinidos. Os artigos definidos são "o", "a", "os" e "as", enquanto os artigos indefinidos são "um", "uma", "uns" e "umas".
Os artigos definidos podem ser combinados com preposições, como "a", "de", "em" e "por". Por exemplo, "ao" é a contração da preposição "a" com o artigo "o".
SERTÃO!!!
Atender (assim como abdicar, anteceder, deparar...) é um verbo com regência oscilante sem alteração de sentido.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo