Julgue o próximo item, a respeito dos sentidos e aspectos li...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3036814 Português

Texto CB1A1


        Um projeto de lei que determina critérios mínimos de qualidade para escolas públicas de educação básica foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal, em abril deste ano. Conforme estabelece o projeto de lei, o poder público deverá equipar todas as unidades do ensino básico com bibliotecas, laboratórios de ciências e informática, acesso à Internet, quadras poliesportivas cobertas, instalações com condições adequadas de acessibilidade, energia elétrica, abastecimento de água potável, esgoto sanitário e manejo de resíduos sólidos.


        “As condições listadas não constituem luxo ou privilégio, mas requisitos necessários ao estabelecimento de um padrão mínimo de qualidade nas escolas brasileiras e garantia do exercício digno do direito público subjetivo à educação básica”, justifica o autor da proposta.


        “O que há no projeto é o mínimo para que uma escola funcione, atendendo os estudantes e os profissionais da educação com dignidade. A ausência de laboratórios, de Internet, de bibliotecas e de uma estrutura física adequada é algo que impacta diretamente na qualidade da educação oferecida aos estudantes, uma vez que a educação não é uma transmissão de conhecimento, mas sim a construção deste”, considera a secretária de assuntos educacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Guelda Andrade.


        “Um ar-condicionado, por exemplo, em algumas regiões do país, não é questão de luxo. É uma condição que faz parte dessa estrutura mínima e digna para que a educação aconteça... A falta disso traz prejuízos drásticos tanto no aprendizado dos estudantes quanto no cotidiano dos profissionais da educação”, reforça Guelda Andrade.


Internet: <https://cnte.org.br> (com adaptações).



Julgue o próximo item, a respeito dos sentidos e aspectos linguísticos do texto CB1A1. 


A correção gramatical e os sentidos do texto seriam mantidos se ambas as ocorrências do vocábulo ‘os’ em ‘os estudantes e os profissionais’ (primeiro período do terceiro parágrafo) fossem substituídas por aos

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Atender (assim como abdicar, anteceder, deparar...) é um verbo com regência oscilante sem alteração de sentido.

CORRETO

Quem atende a ou ao?

As duas formas estão corretas. Pode ser dito atender o telefone e atender o cliente, bem como atender ao telefone e atender ao cliente, sendo facultativo o uso da preposição a. Há, contudo, uma preferência para a regência com preposição quando indica uma coisa e para a regência sem preposição quando indica uma pessoa.

A regência do verbo "atender" é facultativa e depende do tipo de complemento:

  • Quando o complemento é uma pessoa, o verbo "atender" é transitivo direto e não exige preposição. Por exemplo, "O diretor atendeu os interessados".
  • Quando o complemento é uma coisa, o verbo "atender" é transitivo indireto e exige a preposição "a". Por exemplo, "O prefeito atendeu ao nosso requerimento". 

IA

Regência do verbo ATENDER de maneira bem simples:

 

1 - Quando se referir a uma coisa: - a preposição "a" é obrigatória.

Eu vou atender à porta.

Vou atender à solicitação.

Vou atender ao pedido.

 

2 - Quando se referir à pessoa. - a preposição "a" é facultativa.

Vou atender o porteiro. / Vou atender ao porteiro.

Vou atender o pai do menino. / Vou atender ao pai do menino.

Vou atender o meu namorado. / Vou atender ao meu namorado.

 

O verbo “atender” é um verbo que admite duas regências, sem alterar o sentido original. Pode ser VTD ou VTI introduzido pela preposição A.

Segue algumas questões do CESPE/CEBRASPE acerca desse verbo:

Q403584

 Q1038937

 Q698664

 Q294575

Q940844

Q321802

"Os" é um artigo definido, enquanto "aos" é a contração da preposição "a" com o artigo ou pronome "o": 

  • Os: Artigo definido que torna os substantivos específicos. 
  • Aos: Contração da preposição "a" com o artigo ou pronome "o". 

Os artigos são palavras que determinam o gênero e a quantidade de um substantivo, e podem ser definidos ou indefinidos. Os artigos definidos são "o", "a", "os" e "as", enquanto os artigos indefinidos são "um", "uma", "uns" e "umas". 

Os artigos definidos podem ser combinados com preposições, como "a", "de", "em" e "por". Por exemplo, "ao" é a contração da preposição "a" com o artigo "o".

SERTÃO!!!

Atender (assim como abdicar, anteceder, deparar...) é um verbo com regência oscilante sem alteração de sentido.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo