A respeito da avaliação e de aspectos gerais do paciente de ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2606821 Medicina

A respeito da avaliação e de aspectos gerais do paciente de cirurgia cardíaca, julgue o item a seguir.


No pós-operatório de uma cirurgia cardíaca, se houver instabilidade hemodinâmica do paciente na unidade de tratamento intensivo, o ventilador mecânico deverá ser ajustado para manter uma pressão expiratória final positiva mais elevada, preservando-se a boa oxigenação arterial periférica tecidual.  

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central da questão:

O tema central da questão é a gestão da instabilidade hemodinâmica em pacientes no pós-operatório de cirurgia cardíaca, especificamente no uso de ventilação mecânica. Para resolver esta questão, é necessário compreender como ajustes no ventilador mecânico podem influenciar a hemodinâmica e a oxigenação do paciente.

Alternativa correta: Errado (E)

No contexto de instabilidade hemodinâmica, a afirmação de que "o ventilador mecânico deverá ser ajustado para manter uma pressão expiratória final positiva mais elevada" não é apropriada. Embora o ajuste da pressão expiratória final positiva (PEEP) possa auxiliar na melhoria da oxigenação ao manter os alvéolos abertos, uma PEEP elevada pode comprometer o retorno venoso. Isso pode agravar a instabilidade hemodinâmica, especialmente em pacientes já fragilizados, reduzindo o débito cardíaco e a perfusão tecidual.

Portanto, a afirmação é incorreta, pois na presença de instabilidade hemodinâmica, o aumento da PEEP deve ser realizado com cautela e apenas quando os benefícios superam os riscos. A escolha desta alternativa como "Errado" é justificada pela potencial deterioração hemodinâmica que um ajuste inadequado do PEEP pode causar.

Alternativa incorreta: Certo (C)

Se a alternativa 'Certo' fosse correta, significaria que o aumento do PEEP é sempre a melhor abordagem para lidar com a instabilidade hemodinâmica em pacientes pós-operatórios de cirurgia cardíaca, o que, conforme discutido, não é verdade. Tal abordagem desconsidera os efeitos adversos potenciais de um PEEP elevado nos parâmetros hemodinâmicos.

Assim, a alternativa 'Certo' é incorreta, pois não leva em conta a complexidade e os riscos associados ao ajuste da PEEP em contextos de instabilidade hemodinâmica.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo