O “Traité des Relatoires” pode ser considerado como a primei...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q251822 Medicina Legal
O “Traité des Relatoires” pode ser considerado como a primeira grande obra de Medicina Legal do mundo ocidental, cujo autor foi:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A) CORRETO- França, 1575- OBRA: Traité des Relatoires; Autor: cirurgião Ambroise Paré. Na obra estuda, entre outros temas médico-legais, as feridas por projéteis de arma de fogo.

B) INCORRETO- Lacassagne definia medicina legal como "a arte de por conceitos médicos ao serviço da administração da justiça". Lembre-se do ferimento em “acordeão" ou “sanfona" de Lacassagne é o ferimento causado com arma pequena, mas com o trajeto longo, produzido com violência pelo homicida e que comprime a parede abdominal.

C) INCORRETO- Leon-Henri Thoinot.
Lembre-se do Sinal de Thoinot- Thoinot- ocorre nos casos de asfixia por constrição passiva do pescoço exercida pelo peso do corpo (enforcamento). No caso do enforcamento, há sinais gerais existentes no sulco, sendo um deles o Sinal de Thoinot (zona violácea ao nível das bordas do sulco)

D) INCORRETO- François-Emmanuel Fodéré foi um médico e botânico francês. Publicou Leçons sur les épidémies et l'hygiène publique, em 4 volumes.

E) INCORRETO- Marie-Guillaume-Alphonse Devergie foi um médico francês dermatologista. Em 1854 publicou um livro sobre doenças da pele "Traité pratique des maladies de la peau".Deu um importante nome- Sinal de Devergie ou de boxeur, saltimbanco, boxeador, esgrimista, lutador - Posição de boxeador, assumida pelos cadáveres vítimas de queimaduras graves e carbonização.

GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Ambroise Paré, francês nascido em 1575, é considerado pai da Medicina Legal e autor do primeiro tratado ocidental sobre a matéria, que abordava questões sobre o embalsamento de cadáveres e gravidade das feridas. 

 

FONTE: Sinopse Juspodvum 2016 - Wilson Palermo - pág. 36

GABARITO A

 HISTÓRICO:

Ambroisé Parré – 1º livro publicado em 1575.

Paulus Zacchias publicou o primeiro Tratado de Medicina Legal em 1621.

Raymundo Nina Rodrigues foi o fundador, na cidade de Salvador, a primeira escola de Medicina Legal do país. É considerado a figura que nacionalizou o ensino e a pesquisa desta prática médica em nosso país.

FONTE: CADERNO CURSO DAMASIO

"[...] A era científica da Medicina Legal teve início na França, em 1575, com Ambroise Paré, considerado o pai da Medicina Legal, o qual compilou os conhecimentos da época na obra Traité des Relatoires, que ainda continha crendices próprias do ambiente cultural vigente."

BITTAR, Neusa. Medicina Legal e Noções de criminalísticas, 6ª ed. Salvador; Ed. Juspodivm, 2017. p.22

A) Ambroise Paré.

GABARITO: CORRETO. 

É o final do período canônico.

Em 1575, Ambroise Paré lança o primeiro tratado ocidental sobre Medicina Legal, intitulado "Des Rapports et des Moyens d'Embaumer lês Corps Morts", e a França aclama seu autor como o pai da Medicina Forense, a despeito de a obra, de inegável valor, não constituir corpo doutrinário e sistemático. Apesar do título, a obra discorre sobre a gravidade de feridas, formas de asfixia, diagnóstico de virgindade e outras questões nesta linha. 

 

B) Lacassagne.

GABARITO: ERRADO.

É o início do Período Moderno ou Científico.

Autor do século XIX, foi um dos responsáveis, na França, pela Medicina Legal ter se firmado junto à Justiça "apartir do momento em que o suspeitado pode, enfim, ser confirmado pelo exame necroscópio". (Delton Croce)

 

C) Thoinot.

GABARITO: ERRADO. 

Também relacionado ao Período Moderno ou Científico e à escola Francesa.

 

D) Foderé.

GABARITO: ERRADO.

Escreveu  "Traité de medicine legale", em 1813; desta maneira, também associa-se ao Período Moderno ou Científico e à escola Francesa.

 

E) Devergie.

GABARITO: ERRADO.

Devergie também se encontra no Período Moderno ou Científico. 

 

Fonte: https://www.revistas.usp.br/rfdusp/article/viewFile/67905/70513

Fonte: Delton Croce.

 

Espero ter ajudado!

Foi no século XVI que a medicina legal teve marcada a sua evolução com a publicação intitulada Des Rapports et des Moyens d'Embaumer lês Corps Morts, de Ambroise Paré, em 1575, na qual não tratava apenas das técnicas de embalsamento, mas da gravidade das feridas, algumas formas de asfixia, diagnóstico de virgindade e outras questões.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo