No que diz respeito ao regime de previdência complem...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q426125 Direito Previdenciário
No que diz respeito ao regime de previdência complementar dos servidores públicos, previs­to no artigo 40, parágrafo 14 da Constituição Federal, é correto afirmar que:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

§ 14 - A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, desde que instituam regime de previdência complementar para os seus respectivos servidores titulares de cargo efetivo, poderão fixar, para o valor das aposentadorias e pensões a serem concedidas pelo regime de que trata este artigo, o limite máximo estabelecido para os benefícios do regime geral de previdência social de que trata o art. 201.

CF.

A) ERRADA. Não só pode como deve afetar, já que após a vigência da L 12.618 as aposentadorias a serem concedidas pelo RPPS devem obedecer ao teto do RGPS. (Art. 40, § 14º, CF)

 

B) CORRETA.

 

C) ERRADA. Será administrado por fundações públicas, de natureza pública, mas com personalidade jurídica de direito privado. (Art. 4º, § 1º, L 12.618)

 

D) ERRADA. A filiação é automática, mas fica quem quer. Basta pedir o cancelamento, inclusive, com direito ao ressarcimento INTEGRAL das contribuições vertidas, caso seja feita a solicitação em até 90 dias da data de inscrição. (Art. 1º, § 4º, L 12.618)

 

Erros, por favor, me avisem.

 

E não se esqueçam: estudar pra concursos dói, mas continuar na pobreza dói mais ainda, rs. É só uma fase, galera! Não desistam!

GABARITO: LETRA B

Art. 40. O regime próprio de previdência social dos servidores titulares de cargos efetivos terá caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente federativo, de servidores ativos, de aposentados e de pensionistas, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial.

§ 14. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão, por lei de iniciativa do respectivo Poder Executivo, regime de previdência complementar para servidores públicos ocupantes de cargo efetivo, observado o limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social para o valor das aposentadorias e das pensões em regime próprio de previdência social, ressalvado o disposto no § 16.

FONTE: CF 1988

Questão exige conhecimento acerca do regime de previdência complementar dos servidores públicos, e elenca 04 (quatro) afirmativas, para que seja feito o exame de sua veracidade. Essa temática possui previsão na Constituição Federal de 1988. O candidato deverá examinar as alternativas lançadas pela Banca examinadora e, posteriormente, assinalar a correta. Examinemos uma por uma:

Alternativa “a” incorreta. Ocorre que poderá afetar, tendo em vista que deve ser observado o limite máximo do RGPS, como se vê do teor do artigo 40, §14, da Constituição Federal de 1988, in verbis: “§14. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão, por lei de iniciativa do respectivo Poder Executivo, regime de previdência complementar para servidores públicos ocupantes de cargo efetivo, observado o limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social para o valor das aposentadorias e das pensões em regime próprio de previdência social, ressalvado o disposto no §16”. 

Alternativa “b” correta. Como se constata da leitura do artigo 40, §14, da Constituição Federal de 1988, outrora mencionado.

Alternativa “c” incorreta. O artigo 40, §15, da Constituição Federal de 1988, determina que o regime de previdência complementar será efetivado por intermédio de entidade fechada de previdência complementar ou de entidade aberta de previdência complementar, litteris: “§15. O regime de previdência complementar de que trata o § 14 oferecerá plano de benefícios somente na modalidade contribuição definida, observará o disposto no art. 202 e será efetivado por intermédio de entidade fechada de previdência complementar ou de entidade aberta de previdência complementar”.     

Alternativa “d” incorreta. Ao contrário do aqui afirmado, o artigo 40, §16, da Constituição Federal de 1988, assim estabelece: “§16. Somente mediante sua prévia e expressa opção, o disposto nos §§ 14 e 15 poderá ser aplicado ao servidor que tiver ingressado no serviço público até a data da publicação do ato de instituição do correspondente regime de previdência complementar”. 

GABARITO: B.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo