O Uruguai terá segundo turno na eleição presidencial, segun...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1135208 Atualidades

O Uruguai terá segundo turno na eleição presidencial, segundo resultados confirmados na madrugada desta segunda-feira (28.10.2019). O governista Daniel Martínez disputará o cargo com o oposicionista Luis Lacalle Pou em 24 de novembro.

(g1. Disponível em https://glo.bo/2WC9xjV. Acesso em 02.11.2019. Adaptado)


Os analistas uruguaios acreditam que o oposicionista leva pequena vantagem de ser eleito no segundo turno porque

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Desde 2020 Lacalle Pou  (Partido Nacional) é o presidente do Uruguai. Ao vencer as eleições , no segundo turno, o atual presidente pôs fim a 15 anos de predomínio da Frente Ampla de José “Pepe" Mujica e Tabaré Vázquez, de orientação mais à esquerda. 
Apesar do sucesso econômico,da diminuição drástica da pobreza, da aprovação de leis como a liberação do casamento entre pessoas do mesmo sexo;  a crescente violência e insegurança no país deram margem ao discurso de centro direita de Lacalle Pou. 
Além disso o discurso em muito destacou os gastos dos governos da Frente Ampla. A proposta do novo presidente é de enxugamento de gastos pois acusa os governos da Frente Ampla de perder o controle dos gastos públicos. 
Entre as alternativas  uma destaca o porquê da vitória de Lacalle Pou no segundo turno das eleições presidenciais no Uruguai 
A) INCORRETA- A afirmativa está incorreta. Martinez teve uma atuação bastante firme e com ênfase nos pontos positivos dos governos de Mujica e Tabaré Vázquez. No entanto, o apoio de Talvi e Manini Rios a Lacalle Pou o levou à vitória no segundo turno, ainda que por poucos pontos percentuais.
B) INCORRETA- A Frente Ampla não defende a modificação imediata do Código Penal com inclusão da prisão perpétua 
C) INCORRETA -Esta não é uma proposta de Lacalle Pou. Ele se diz “nem de direita nem de esquerda" e sua proposta de governo tem como metas fundamentais a ação econômica para combater o déficit e a questão da segurança pública .
D) INCORRETA- Este tipo de cobrança está mais de acordo com propostas brasileiras do que uruguaias .
E) CORRETA - Lacalle Pou ficou atrás de Daniel Martínez no primeiro turno, mas costurou uma aliança com outros partidos e com os candidatos derrotados mais bem posicionados: o liberal Ernesto Talvi, do Partido Colorado, e o nacionalista Guido Manini Ríos, do Cabildo Abierto. 

Gabarito do Professor: Letra E.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: ALTERNATIVA E

Eleição para presidente do Uruguai terá segundo turno

Governista Daniel Martínez disputará manutenção da centro-esquerda no poder contra o oposicionista Luis Lacalle Pou.

(...)

Os dois candidatos que se enfrentam em 24 de novembro terão menos de um mês para angariar votos e vencer as eleições presidenciais. A chave será conquistar os eleitores dos presidenciáveis derrotados ainda no primeiro turno.

Assim, Lacalle Pou leva ligeira vantagem sobre Martínez. Apesar de ficar cerca de 10 pontos percentuais atrás do governista no primeiro turno, as pesquisas apontam retorno da direita à presidência do Uruguai.

A vantagem de Lacalle Pou se explica porque os dois principais candidatos derrotados têm plataforma política mais alinhada à direita. Talvi, do Partido Colorado, defende maior liberdade econômica; enquanto Manini, do Cabildo Aberto, adota forte discurso por mudanças no Código de Processo Penal e tem grande apoio dos militares uruguaios.

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/10/28/eleicao-para-presidente-do-uruguai-tera-segundo-turno.ghtml

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo