Suponha que a autoridade policial, por meio das suas ativida...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2985893 Direito Processual Penal
Suponha que a autoridade policial, por meio das suas atividades de rotina, tenha tomado conhecimento da existência de um crime de homicídio. Considerando essa situação, assinale a opção correta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Notitia criminis de cognição imediata ou espontânea: a autoridade policial toma conhecimento do fato delituoso por meio de suas atividades rotineiras.

Notitia criminis de cognição mediata ou provocada: a autoridade policial toma conhecimento da infração penal por meio de um documento escrito.

Notitia Criminis de cognição coercitiva: A autoridade policial toma conhecimento da infração penal por meio da apresentação de alguém preso em flagrante.

______________________

(A) Errada, porque não se trata de notitia criminis de cognição coercitiva, mas sim de cognição imediata ou espontânea.

(B) Errada, o crime de Homicídio é crime de Ação Pública Incondicionada, uma vez que seria um absurdo a polícia estar diante de um homicídio e não poder agir.

(C) Certa. Perfeita, uma vez que se trata de APP Incondicionada e que a polícia pode instaurar IP de ofício.

(D) Errada, embora a assertiva possa a ser objeto de dúvida, o enunciado da questão não deu indícios de que os policias presenciaram o homicídio, tampouco tinham conhecimento sobre sua autoria.

GB C Nos crimes de ação penal pública incondicionada, o inquérito policial poderá, ainda, ser instaurado por meio de requisição da autoridade judiciária (registre-se posição doutrinária no sentido da impossibilidade, por violação ao sistema acusatório) ou do Ministério Público ( CPP, art. 5º, II).

de onde saiu as 24h?

A prisão em flagrante deve ser comunicada em até 24 horas de sua ocorrência à autoridade judiciária, que realizará audiência de custódia, na qual: relaxará a prisão, se considerá-la ilegal; convertê-la-á em prisão preventiva, se presentes os requisitos para tal e outras medidas cautelares se revelarem inadequadas ou insuficientes; ou concederá liberdade provisória ao agente, com ou sem fiança (art. 5º, LXI a LXVI, da Constituição, e arts. 301 a 310 do CPP).

https://www12.senado.leg.br/manualdecomunicacao/guia-juridico/prisao-em-flagrante#:~:text=A%20prisão%20em%20flagrante%20deve,cautelares%20se%20revelarem%20inadequadas%20ou

GABARITO - C

Revisando...

*NOTITIA CRIMINIS: 

DE COGNIÇÃO IMEDIATA; (Atividades Rotineiras);  

DE COGNIÇÃO MEDIATA; (Expediente Formal, ex.: requisição do MP); 

DE COGNIÇÃO COERCITIVA. (Prisão em Flagrante). 

*DELATIO CRIMINIS:   

SIMPLES; (Comunicação feita à polícia por qualquer do povo); 

POSTULATÓRIA; (Comunicação feita à polícia pela vítima); 

INQUALIFICADA  (Comunicação anônima feita à polícia).

Bons Estudos!!!

Sobre a letra A:

Instauração do Inquérito Policial:

Cognição imediata: A própria polícia trabalhando

Cognição mediata: Por escrito através de terceiros (MP, Juiz, Representante) 

Delatio: A própria vítima ou qualquer pessoa do povo

Coercitiva: Maneira obrigada, flagrante. 

Apócrifa/Notitia: Anônima (haverá VPI) VPI -> Verificação Preliminar da Informação.   

Extra:

STJ - informativo n° 0488: O inquérito policial não pode ser instaurado com base exclusivamente em denúncia anônima, salvo quando o documento e questão tiver sido produzido pelo acusado ou constituir o próprio corpo de delito.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo