As teorias contemporâneas sobre a Orientação Educacional ver...
As teorias contemporâneas sobre a Orientação Educacional versam sobre responsabilidade desse profissional na construção da subjetividade dos estudantes. Nesse sentido, torna-se relevante pensar sobre a função social da escola e dos currículos naquilo que tangencia a organização dos tempos de uma instituição educacional e o desenvolvimento da autonomia dos estudantes.
-
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.
-
( ) A consideração do tempo como variável que interfere na construção da autonomia permite aos docentes criarem situações em que o estudante possa progressivamente controlar a realização de suas atividades. Por meio de tentativas, erros e acertos, o estudante pode tomar consciência de suas possibilidades e construir mecanismos de autorregulação que o possibilitam decidir como alocar seu tempo.
( ) São importantes as atividades em que o docente seja somente um orientador do trabalho, cabendo aos estudantes o planejamento e a execução, o que os levará a decidir e a vivenciar o resultado de suas decisões sobre o uso do tempo.
( ) Delegar aos estudantes parte do controle do tempo quer dizer que os estudantes devem arbitrar livremente a respeito de como e quando atuar na escola. A vivência do controle do tempo pelos estudantes não se insere dentro de limites criteriosamente estabelecidos pelos docentes e devem se tornar mais restritivas à medida que o grupo desenvolve sua autonomia.
-
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.