Analise as afirmativas abaixo o valor normal no diferencial ...
Analise as afirmativas abaixo o valor normal no diferencial celular encontrado em um lavado broncoalveolar realizado em um indivíduo não tabagista.
I. Linfócitos 20 a 30%.
II. Macrófagos 45 a 70%.
III. Eosinófilos 8%.
IV. Neutrófilos 1 a 3%.
Estão corretas as afirmativas:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema Central da Questão: A questão aborda a análise do diferencial celular em um lavado broncoalveolar, destacando os valores normais esperados para diferentes tipos de células em um indivíduo não tabagista. Para responder corretamente, é necessário conhecer a composição celular típica encontrada neste exame.
Alternativa Correta: IV apenas.
O lavado broncoalveolar é um procedimento utilizado para coletar células do pulmão a fim de diagnosticar doenças respiratórias. O diferencial celular é uma análise que determina a proporção de diferentes tipos de células presentes no lavado.
Justificativa para a Alternativa Correta (D):
IV. Neutrófilos 1 a 3%: Este valor é considerado dentro do intervalo normal para neutrófilos em um lavado broncoalveolar de um indivíduo não tabagista. Portanto, a afirmativa está correta.
Análise das Alternativas Incorretas:
I. Linfócitos 20 a 30%: Embora linfócitos possam estar presentes, um valor de 20 a 30% é mais alto do que o esperado. Normalmente, o valor seria menos de 15%, indicando uma inflamação ou infecção.
II. Macrófagos 45 a 70%: Macrófagos representam a maior parte das células em um lavado broncoalveolar, mas a faixa esperada normalmente é de 85 a 95%. Portanto, essa afirmação está incorreta.
III. Eosinófilos 8%: Em indivíduos não tabagistas, a presença de eosinófilos normalmente é menor que 2%. Um valor de 8% sugere possíveis condições alérgicas ou asma.
E. I, II, III e IV: Esta opção sugere que todas as afirmativas estão corretas, o que não é verdade, visto que apenas a afirmação sobre os neutrófilos (IV) está correta.
Com essas explicações, podemos compreender que a opção correta é a alternativa D - IV apenas, pois é a única que apresenta um valor normal para o contexto do lavado broncoalveolar em um indivíduo não tabagista.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
alternativa correta
[D] IV apenas
justificativa
A análise do diferencial celular no lavado broncoalveolar (LBA) de indivíduos não tabagistas geralmente é composta por:
- Linfócitos: 20 a 30%
- Macrófagos: 45 a 70%
- Eosinófilos: devem ser muito baixos, geralmente abaixo de 1%
- Neutrófilos: entre 1 e 3%
Portanto, a única afirmativa que está de acordo com o padrão normal dos valores do LBA é a afirmativa IV, que descreve a faixa de neutrófilos.
análise das demais alternativas
[A]: Incorreta. Embora as afirmativas I (linfócitos) e II (macrófagos) estejam corretas, a afirmativa III está errada, pois os eosinófilos devem ser abaixo de 1%.
[B]: Incorreta. A afirmativa III é incorreta, já que a normalidade para eosinófilos é muito inferior a 8%.
[C]: Incorreta. A afirmativa III é incorreta, eosinófilos normalmente são abaixo de 1%.
[E]: Incorreta. A afirmativa III é incorreta e não condiz com os valores normais.
resumo
A alternativa correta é a D, pois apenas a afirmativa IV sobre neutrófilos está de acordo com os valores normais encontrados em um LBA.
pontos chave
➔ Linfócitos: 20 a 30%
➔ Macrófagos: 45 a 70%
➔ Eosinófilos: abaixo de 1%
➔ Neutrófilos: 1 a 3%
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo