Para vencer um jogo de tabuleiro o jogador precisa, em até d...
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Para calcular a probabilidade de um evento, podemos usar a probabilidade complementar. A probabilidade complementar de um evento �
A, denotada por �(�ˉ)
P(A
ˉ
), é a probabilidade de que o evento oposto a �
A ocorra.
No caso do jogo de tabuleiro, o evento �
A é o jogador conseguir tirar um número 6 em até duas tentativas.
A probabilidade complementar de �
A é o jogador não conseguir tirar um número 6 em duas tentativas. Se ele não tirar 6 na primeira tentativa (probabilidade de 56
6
5
), e também não tirar 6 na segunda tentativa (probabilidade de 56
6
5
), então a probabilidade complementar é dada por:
�(�ˉ)=(56)×(56)
P(A
ˉ
)=(6
5
)×(6
5
)
A probabilidade de �
A é então a complementar de �ˉ
A
ˉ
:
�(�)=1−�(�ˉ)
P(A)=1−P(A
ˉ
)
Substituímos os valores:
�(�)=1−(56)×(56)
P(A)=1−(6
5
)×(6
5
)
�(�)=1−2536
P(A)=1−36
25
�(�)=1136
P(A)=36
11
Portanto, a probabilidade de o jogador conseguir se consagrar o vencedor do jogo após as duas tentativas está compreendida entre 1136
36
11
e 1
1
A chance de tirar 6 em um dado uma vez é de 1/6. Tendo duas tentativas, a chance dobraria, ou seja, ficaria 1/3.
1/3 é cerca de 33%.
A chance de vitória é 1 em 6, ou seja, 1/6
Ele terá 2 tentativas, podendo ser vitorioso na primeira ou segunda. REGRA DO OU/ SOMA
1/6 + 1/6 = 2/6
2/6= 33% LETRA D
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E se a questão estivesse pedindo a chance dele ser vitorioso na primeira e segunda tentativa?Como ficaria?REGRA DO E
1/6 x 1/6 = 2,7 %
:)
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