Sobre as rebeliões nativistas ocorridas no Brasil durante ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2011 Banca: TJ-SC Órgão: TJ-SC Prova: TJ-SC - 2011 - TJ-SC - Analista Administrativo |
Q206384 História
Sobre as rebeliões nativistas ocorridas no Brasil durante o período colonial, leia as proposições abaixo:

I - Esses movimentos tiveram início no século XVII, momento em que diversas regiões da colônia enfrentavam dificuldades econômicas.

II - Muitos dos revoltosos eram oriundos da elite e, por isso, não tinham interesse em elaborar uma transformação profunda nas instituições de seu tempo.

III - Entre os principais levantes pode-se destacar: a Revolta de Beckman; a Guerra dos Emboabas; a Guerra dos Mascates e a Revolta de Filipe dos Santos.

IV - As primeiras revoltas nativistas acontecidas no século XVII pretendiam extinguir o pacto colonial e estabelecer a independência da América Portuguesa.

V - Seus participantes não desejavam liquidar com a presença metropolitana no território colonial.

Assinale a alternativa que apresenta as proposições corretas:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para o entendimento das rebeliões nativistas durante o período colonial brasileiro, temos os seguintes pontos:

I - Início dos Movimentos: Os movimentos nativistas surgiram no século XVII, em um contexto de adversidades econômicas enfrentadas por diversas regiões da colônia.

II - Perfil dos Revoltosos: Muitos integrantes dessas rebeliões faziam parte da elite colonial, portanto, não possuíam o interesse em promover mudanças radicais nas estruturas sociais e econômicas da época.

III - Principais Levantes: Dentre as rebeliões mais notórias, podemos destacar: a Revolta de Beckman, a Guerra dos Emboabas, a Guerra dos Mascates e a Revolta de Filipe dos Santos.

IV - Objetivos das Revoltas: As primeiras insurreições não tinham como finalidade acabar com o pacto colonial ou buscar a independência do Brasil em relação a Portugal.

V - Relação com a Metrópole: Os participantes das rebeliões nativistas não desejavam eliminar a influência ou a presença da administração portuguesa no território colonial.

Com base nessa análise, podemos confirmar que as proposições corretas são II (Perfil dos Revoltosos), III (Principais Levantes) e V (Relação com a Metrópole), o que corresponde à alternativa D do gabarito, indicando que as afirmações I, II, III e V estão corretas.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resposta: D.

Ao observarmos o modelo de colonização que se estabeleceu no Brasil, notamos que as autoridades metropolitanas desejavam extrair ao máximo as riquezas do nosso vasto e rico território. Nesse sentido, a consolidação do pacto colonial foi de fundamental importância para que Portugal alcançasse seus objetivos econômicos. Por este acordo, os produtores coloniais vendiam sua matéria-prima para os metropolitanos, enquanto estes últimos ofereciam as mercadorias manufaturadas provenientes do Velho Mundo.


Em muitos casos, os portugueses aproveitavam do seu poder de mando para impor exigências e impostos que ampliavam suas vantagens sobre os colonos. Quando necessário, descumpriam as ordens que eles mesmos estabeleciam, usavam de força militar para conter o interesse dos locais e empregava outras formas coercitivas que demonstravam a desigualdade presente nessa relação. Em resposta, alguns colonos passaram a se organizar exigindo a reforma das relações coloniais.

Nesse momento surgiram as rebeliões nativas. Ao contrário do que parece, seus participantes não desejavam liquidar com a presença metropolitana no território colonial. Mesmo se mostrando descontentes, muitos dos revoltosos eram oriundos da elite e, por isso, não tinham interesse em elaborar uma transformação profunda nas instituições de seu tempo. Virtualmente, a expulsão das autoridades lusitanas significaria o fim de vários privilégios políticos e econômicos.

Longe de representarem uma espécie de “sentimento nacional”, as rebeliões nativistas tomaram destaque a partir dos fins do século XVII. Entre os principais levantes destacamos a Revolta de Beckman (1684, Maranhão); a Guerra dos Emboabas (1708-1709, Minas Gerais); a Guerra dos Mascates (1710 – 1711, Pernambuco); e a Revolta de Filipe dos Santos (1720, Vila Rica, Minas Gerais).

Fonte: 
http://www.brasilescola.com/historiab/rebelioes-nativas.htm
Atenção para não generalizar na Letra D.

A primeira "revolta" nativista foi a "Aclamação de Amador Bueno em São Paulo em 1641". Com a notícia do término do domínio espanhol, alguns paulistas pretenderam aproveitar o momento para se desligar de Portugal, que até então não se manifestara qualquer interesse pela região. Tentaram proclamar Amador Bueno da Silva "rei" de São Paulo, mas, com a recusa do aclamado, o ânimo separatista esfriou, esfriando também o movimento.

As revoltas nativistas surgiram no final do século XVII, os colonos brasileiros estavam descontente com as decisões da Coroa Portuguesa.

Alguém poderia explicar a assertiva V?

II - Muitos dos revoltosos eram oriundos da elite e, por isso, não tinham interesse em elaborar uma transformação profunda nas instituições de seu tempo. COMO ASSIM ESSA AFIRMAÇÃO ESTÁ CORRETA ? ALGUÉM PODE ME EXPLICAR, OU POSSO TER INTERPRETADO ERRADO NÃO É POSSÍVEL... Na revolta dos Beckman por exemplo, os irmãos Thomas e Manuel eram de origem de elite ?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo