O economista estadunidense David Laibson fez um experimento ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2013 Banca: TJ-PR Órgão: TJ-PR Prova: TJ-PR - 2013 - TJ-PR - Economista |
Q782075 Economia
O economista estadunidense David Laibson fez um experimento perguntando o seguinte às pessoas:
Questão 1: Você prefere (A) um bombom hoje ou (B) dois bombons amanhã? Questão 2: Você prefere (A) um bombom daqui a 100 dias ou (B) dois bombons daqui a 101 dias?
Nas respostas, boa parte das pessoas que respondeu “A” à primeira questão optou por “B” na segunda questão. Isso ajudou Laibson a identificar raízes comportamentais para:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver a questão proposta, vamos analisar o experimento conduzido por David Laibson. Este experimento está relacionado ao conceito de desconto hiperbólico, que é um tema importante em economia comportamental.

O desconto hiperbólico descreve como as pessoas tendem a preferir gratificações imediatas em vez de recompensas maiores no futuro. Essa preferência por gratificações imediatas é observada na primeira pergunta do experimento, onde muitos escolheram um bombom hoje (opção A) em vez de dois bombons amanhã (opção B).

Quando a escolha envolvia esperar por um prêmio distante no futuro, como na segunda pergunta (um bombom em 100 dias versus dois bombons em 101 dias), as pessoas mudaram suas preferências para a opção que oferece mais valor, demonstrando assim uma maior paciência. Essa mudança de comportamento destaca a dificuldade em poupar ou planejar a longo prazo, um comportamento que Laibson identificou como uma das raízes da insuficiência de poupança corrente.

Alternativa Correta: D - a insuficiência de poupança corrente.

A escolha pela alternativa D é justificada pelo fato de que o comportamento observado no experimento ilustra claramente uma tendência comportamental que resulta em dificuldades de poupança. Em economia, a poupança se refere à parte da renda que não é gasta imediatamente e é reservada para o futuro. A preferência por consumo imediato pode levar a uma taxa de poupança insuficiente, impactando a capacidade de investimento e segurança financeira a longo prazo.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - a insuficiência de demanda efetiva: Este conceito está mais relacionado a questões macroeconômicas amplas, como a falta de demanda agregada suficiente para manter o pleno emprego. Não está diretamente relacionado ao comportamento individual de consumo e poupança destacado no experimento de Laibson.

B - a necessidade de aumento das taxas de juros para conter a inflação: Esta afirmação está relacionada a políticas monetárias para controlar a inflação, o que não se aplica ao contexto do experimento, que foca em comportamentos de consumo e poupança.

C - a crise de 2008: A crise financeira de 2008 envolve fatores muito mais amplos, incluindo falhas regulatórias e práticas financeiras de risco, não sendo um resultado direto do tipo de comportamento descrito no experimento de Laibson.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

No curto prazo, os agentes tendem a optar por recebimentos imediatos, mesmo com um gap entre o ganho de longo prazo.

Já no longo prazo, os agentes se tornam longo-prazistas, pois não há consumo imediato (100 bonbons daqui a 100 dias dá na mesma que 101 daqui a 101 dias)

O problema está no curto prazo: é nele que se prestigia o consumo imediato, o que reduz a poupança corrente, tornando-a insuficiente.

GABARITO: D

Bons estudos!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo