Considere os seguintes itens sobre o desencadeamento de cris...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2013 Banca: TJ-PR Órgão: TJ-PR Prova: TJ-PR - 2013 - TJ-PR - Economista |
Q782080 Economia
Considere os seguintes itens sobre o desencadeamento de crises econômicas:
1. Uma elevação repentina da eficiência marginal do capital. 2. Um aumento prévio e generalizado da preferência por liquidez pelo motivo precaução. 3. O comportamento de manada com relação às expectativas otimistas sobre rendimentos futuros dos bens de capital. 4. A insuficiência de poupança numa economia.
Faz(em) parte da explicação do desencadeamento de crises econômicas de acordo com o economista britânico John Maynard Keynes:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Eu nao entendi muito bem esta questão, mas uma explicação seria que segundo Keynes, as crises eram geradas por falta de demanda agregada. Quando há um aumento exacerbado de demanda de bens de capital, teremos pressão inflacionaria, o que obriga o governo a aumentar a taxa de juros, e consequentemente diminui a atividade economica.

Desencadeamento de crises econômicas:

 

1. Uma elevação repentina da eficiência marginal do capital.

 FALSO - é o contrário, quando EmgK aumenta o dinheiro migra da poupança e dos empréstimos para o investimento, o que contribui para o pleno emprego.

2. Um aumento prévio e generalizado da preferência por liquidez pelo motivo precaução.

VERDADEIRO - quando os agentes demandam moeda (preferência pela liquidez), há aumento de poupança estéril (que não se destina a nenhum investimento), por motivo de precaução, em função da incerteza quanto ao futuro, de forma que é melhor segurar dinheiro em mãos do que perdê-lo em aplicações temerárias.

3. O comportamento de manada com relação às expectativas otimistas sobre rendimentos futuros dos bens de capital.

VERDADEIRO - quando há efeito manada, os agentes se levam pelo comportamento médio do mercado, superestimando os ganhos com EmgK, acima dos juros de empréstimos e da preferência pela liquidez da poupança estéril. Isso desencadeia um aquecimento transitóriodo investimento, que resulta no ciclo de recessão posterior, com super-oferta e sub-demanda. Vide Crise de 1929.

4. A insuficiência de poupança numa economia.

FALSO - A insuficiência de poupança não é condição para uma crise, muito pelo contrário: quanto menos poupança (preferência pela liquidez), segundo Keynes, mais investimento (aplicação de capital), o que estimula a economia e o pleno emprego.

 

GABARITO SUGERIDO: 2 e 3

 

Bons estudos!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo