A assistência de enfermagem ao portador de transtorno mental...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q475428 Enfermagem
A assistência de enfermagem ao portador de transtorno mental deve centrar-se no cuidado da pessoa, da família e da comunidade, com vistas ao preparo para a reintegração ou reabilitação social desse indivíduo. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.

Com a reforma psiquiátrica no Brasil, passou a ser recomendado que o indivíduo com transtorno psiquiátrico em fase aguda ou crônica recebesse atendimento em hospitais especializados de psiquiatria, o que implicou a abertura de novas unidades especializadas nesse tipo de serviço, bem como o aumento do número de leitos para atender a essa demanda.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: E - Errado

Vamos entender por que a alternativa correta é "Errado". A questão aborda a reforma psiquiátrica no Brasil, um processo importante na área da assistência em saúde mental.

Com a reforma psiquiátrica, houve uma mudança de paradigma no tratamento de pessoas com transtornos mentais. Antes da reforma, era comum que os pacientes fossem internados em hospitais psiquiátricos, muitas vezes por longos períodos, o que gerava isolamento social e estigmatização. No entanto, a reforma propôs a desinstitucionalização e a criação de uma rede de atenção psicossocial.

Portanto, ao contrário do que a questão sugere, a reforma não recomendou a abertura de novas unidades hospitalares especializadas e o aumento de leitos psiquiátricos. Pelo contrário, o objetivo foi reduzir a dependência de internações e fortalecer o atendimento em serviços comunitários, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que visam a reintegração social dos indivíduos.

Esses serviços comunitários buscam promover a atenção integral, com foco na autonomia e no bem-estar do paciente, considerando suas relações familiares e comunitárias, o que é fundamental para a reabilitação psicossocial.

Em resumo, a proposição da questão não está alinhada com os princípios e diretrizes da reforma psiquiátrica brasileira, que não incentivou a abertura de novos hospitais psiquiátricos ou o aumento de leitos, mas sim a criação de uma rede de atenção diversificada e comunitária.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A Política de Saúde Mental no Brasil promove a redução programada de leitos psiquiátricos de longa permanência, incentivando que as internações psiquiátricas, quando necessárias, se deem no âmbito dos hospitais gerais e que sejam de curta duração. Além disso, essa política visa à constituição de uma rede de dispositivos diferenciados que permitam a atenção ao portador de sofrimento mental no seu território, a desinstitucionalização de pacientes de longa permanência em hospitais psiquiátricos e, ainda, ações que permitam a reabilitação psicossocial por meio da inserção pelo trabalho, da cultura e do lazer.

Complementando a resposta da Cláudia...

E - Aprofundando as estratégias já estabelecidas para a redução de leitos em hospitais psiquiátricos e para o incremento dos serviços extra-hospitalares, o Ministério da Saúde aprova em 2004 o Programa Anual de Reestruturação da Assistência Hospitalar no SUS (PRH). A principal estratégia do Programa é promover a redução progressiva e pactuada de leitos a partir dos macrohospitais (acima de 600 leitos, muitas vezes hospitais-cidade, com mais de mil leitos) e hospitais de grande porte (com 240 a 600 leitos psiquiátricos).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo