Entre os pares abaixo, formados de substantivos + adjetivos,...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q588702 Português
Texto 1 – Argumentos contra a redução da maioridade penal

1. A redução da maioridade penal fere uma das cláusulas da Constituição Federal que não podem ser modificadas por congressistas.
2. A inclusão de jovens a partir de 16 anos no sistema prisional brasileiro não iria contribuir para sua reinserção na sociedade.
3. A pressão para a redução da maioridade penal está baseada em casos isolados, e não em dados estatísticos.
4. Em vez de reduzir a maioridade penal, o governo deveria investir em educação e em políticas públicas para proteger os jovens e diminuir a vulnerabilidade deles diante da violência.
5. A redução da maioridade penal iria afetar, principalmente, jovens negros, pobres e moradores de áreas periféricas no Brasil, na medida em que este é o perfil de boa parte da população carcerária brasileira.

(Uol-Cotidiano 19/05/2015 – adaptado)
Entre os pares abaixo, formados de substantivos + adjetivos, aquele cujo adjetivo é passível de variação de grau superlativo é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: D - jovens pobres

A questão aborda a variação de grau superlativo dos adjetivos. Para resolvê-la corretamente, é necessário entender que nem todos os adjetivos possuem essa variação. O grau superlativo pode ser absoluto (que não envolve comparação) ou relativo (compara uma característica em relação a um grupo).

Vamos analisar cada alternativa para compreender por que a alternativa D está correta:

A - maioridade penal
Nesse par, o adjetivo é "penal". O termo "penal" não possui variação de grau superlativo, pois refere-se a um conceito jurídico fixo e não a uma característica que pode ser intensificada.

B - políticas públicas
Aqui, o adjetivo é "públicas". Este adjetivo refere-se a algo relacionado ao público ou ao governo e, assim como "penal", não admite variação de grau superlativo.

C - dados estatísticos
O adjetivo "estatísticos" descreve algo relacionado a estatísticas. Similarmente aos anteriores, "estatísticos" não admite variação de grau superlativo.

D - jovens pobres
Nesta alternativa, o adjetivo é "pobres". Este adjetivo pode sim variar em grau superlativo, tanto absoluto como relativo. Exemplos: pobrérrimo (superlativo absoluto sintético) ou mais pobre (superlativo relativo de superioridade).

E - população carcerária
Finalmente, o adjetivo "carcerária" refere-se a algo relativo às prisões. Assim como nos exemplos anteriores, este adjetivo não possui variação de grau superlativo.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O grau superlativo divide-se em: analítico - a intensificação se faz com o auxílio de palavras que dão ideia de intensidade (advérbios). Ex.: O secretário é muito inteligente; sintético - a intensificação se faz por meio do acréscimo de sufixos. Ex.: O secretário é inteligentíssimo. Logo, alternativa certa é a Letra D (jovens muito pobres ou jovens pobríssimos).

O superlativo sintético de pobre - pobríssimo ou paupérrimo.

Sei lá... eu acho engraçado a palavra paupérrimo, pauper é pobre em inglês , deveriamos não ter palavras assim " Abrasileiradas" tipo, keepar, dropar... 

O arcaísmo pauper do inglês, assim como paupérrimo em português,  tem, na verdade, origem no adjetivo latino pauper, pauperis, que significa "pobre"

Pauper ubicet jacet = O pobre se repousa/se deita em qualquer lugar




jovens pobres  ---   jovens ricos   --- flexionam um gênero

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo