Na passagem do terceiro parágrafo – Tudo acabou: as casas, ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2465162 Português
As pitangueiras d’antanho*


       Tem seus 23 anos, e eu a conheço desde os oito ou nove, sempre assim, meio gordinha, engraçada, de cabelos ruivos. Foi criada, a bem dizer, na areia do Arpoador; nasceu e viveu em uma daquelas ruas que vão de Copacabana a Ipanema, de praia a praia. A família mudou-se quando a casa foi comprada para construção de edifício.

             Certa vez me contou:

           – Em meu quarteirão não há uma só casa de meu tempo de menina. Se eu tivesse passado anos fora do Rio e voltasse agora, acho que não acertaria nem com a minha rua. Tudo acabou: as casas, os jardins, as árvores. É como se eu não tivesse tido infância...

             Falta-lhe uma base física para a saudade. Tudo o que parecia eterno sumiu.

         Outra senhora disse então que se lembrava muito de que, quando era menina, apanhava pitangas em Copacabana; depois, já moça, colhia pitangas na Barra da Tijuca; e hoje não há mais pitangas. Disse isso com uma certa animação, e depois ficou um instante com o ar meio triste – a melancolia de não ter mais pitangas, ou, quem sabe, a saudade daquela manhã em que foi com o namorado colher pitangas.

          Também em minha infância, há pitangueiras de praia. Não baixinhas, em moitas, como aquelas de Cabo Frio, que o vento não deixa crescer; mas altas; e suas copas se tocavam e faziam uma sombra varada por pequenos pontos de sol.


(Rubem Fonseca, “As pitangueiras d’antanho”. 200 crônicas escolhidas, 2001. Fragmento)


* d’antanho: de épocas passadas
Na passagem do terceiro parágrafo – Tudo acabou: as casas, os jardins, as árvores. É como se eu não tivesse tido infância... – as vírgulas e as reticências indicam, correta e respectivamente:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - enumeração; sugestão de emoção.

Vamos explicar detalhadamente por que a alternativa C é a correta e as outras não são.

Na questão, é solicitado que a gente interprete o uso das vírgulas e das reticências em um trecho específico do texto. Para isso, precisamos compreender como esses sinais de pontuação são utilizados na língua portuguesa.

Vírgulas: As vírgulas na frase "Tudo acabou: as casas, os jardins, as árvores" têm a função de enumerar elementos. A enumeração é uma importante função da vírgula, que separa itens de uma lista ou sequência.

Reticências: As reticências surgem na frase "É como se eu não tivesse tido infância..." e têm a função de trazer um tom de sugestão de emoção, muitas vezes marcando a interrupção do pensamento ou a sensação de algo inacabado, reforçando a tristeza e a nostalgia da personagem.

Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:

A - explicação; omissão de fato.

Essa alternativa está incorreta porque as vírgulas não estão explicando nada, mas sim enumerando. Além disso, as reticências não sugerem omissão de fato, mas uma emoção ou sensação de algo não dito ou incompleto.

B - omissão de verbo; esquecimento de fala.

As vírgulas não estão indicando omissão de verbo, e as reticências não sugerem um esquecimento de fala, mas sim uma continuação emocional do discurso.

D - detalhamento; ambiguidade da informação.

As vírgulas não estão detalhando, mas enumerando. Além disso, as reticências não indicam ambiguidade da informação, mas uma sugestão de emoção.

E - exemplificação; finalização de relato.

As vírgulas não estão exemplificando e as reticências não estão finalizando um relato. Elas estão sugerindo uma emoção e deixando o pensamento em aberto.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

sugestão de emoção.....?

Acho que não está sugerindo nada!

lembrou foi da FGV agora

GAB: C

Acertei, mas fiquei com dúvida entre a C e A, mas pensei que a enumeração faz mais sentido do que explicação, ele não está explicando o que acabou e sim enumerando um a um e em relação a sugestão de emoção, pensei no sentido de que quando ele fala " É como se eu não tivesse tido infância", ou seja, foi um momento triste na fala dele, sei lá.. é isso..

não entendi o porque de sugestão de emoção… acertei, mas por eliminação.

sugestão de emoção: "não tenho mais esperanças..." as reticências sugere que a pessoa ficou "sem palavras" logo dando a entender que ocorreu uma escrita emocional.

Na passagem do terceiro parágrafo – Tudo acabou: as casas, os jardins, as árvores. É como se eu não tivesse tido infância... – as vírgulas e as reticências indicam, correta e respectivamente:

C

enumeração; sugestão de emoção.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo