“5. A maioria da população brasileira é a favor da redução d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q588707 Português
Texto 1 – Argumentos contra a redução da maioridade penal

1. A redução da maioridade penal fere uma das cláusulas da Constituição Federal que não podem ser modificadas por congressistas.
2. A inclusão de jovens a partir de 16 anos no sistema prisional brasileiro não iria contribuir para sua reinserção na sociedade.
3. A pressão para a redução da maioridade penal está baseada em casos isolados, e não em dados estatísticos.
4. Em vez de reduzir a maioridade penal, o governo deveria investir em educação e em políticas públicas para proteger os jovens e diminuir a vulnerabilidade deles diante da violência.
5. A redução da maioridade penal iria afetar, principalmente, jovens negros, pobres e moradores de áreas periféricas no Brasil, na medida em que este é o perfil de boa parte da população carcerária brasileira.

(Uol-Cotidiano 19/05/2015 – adaptado)

Texto 2 – Argumentos a favor da redução da maioridade penal

1. A mudança da Constituição de 1988 não seria ilegal, uma vez que a nova lei apenas colocaria novas regras.
2. A impunidade gera mais violência. Os jovens, atualmente, têm consciência de que não podem ser presos e punidos como
adultos. Por isso, continuam a cometer crimes.
3. A redução da maioridade penal iria proteger os jovens do aliciamento feito pelo crime organizado, que tem recrutado menores de 18 anos para atividades, sobretudo, relacionadas ao tráfico de drogas.
4. O Brasil precisa alinhar a sua legislação à de países desenvolvidos, como os Estados Unidos, onde, na maioria dos estados, adolescentes acima de 12 anos de idade podem ser submetidos a processos judiciais da mesma forma que adultos.
5. A maioria da população brasileira é a favor da redução da maioridade penal. Em 2013, pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) indicou que 92,7% dos brasileiros são a favor da medida.

(Uol-Cotidiano 19/05/2015 – adaptado)
“5. A maioria da população brasileira é a favor da redução da maioridade penal. Em 2013, pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) indicou que 92,7% dos brasileiros são a favor da medida".
Esse argumento do texto 2 parte de um pressuposto, que é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Uai. O argumento claramente parte do princípio que a pesquisa é verdadeira (ou confiável), não? 

Alguém me ajuda ae?

Discordo desse gabarito, pois o pressuposto deve ser o mais genérico possível, a alternativa C se aplica somente em caso de "maioria absoluta, ou maioria esmagadora". Se em vez de 92,7% fosse algo abaixo dos 75% é muito discutível.


Só pegar o caso das Eleições de 2014, a Dilma se elegeu com 51,64%, dai eu pergunto? "A maioria está sempre com a razão?"

Essa questão pra mim, não tem gabarito correto.

COMO ASSIM a maioria tem sempre razão????????????? sério mesmo que isso é o gabarito? plmds é subjetivo demais!

Pessoal, cuidado!

Dizer que tal argumento tem como pressuposto: "A maioria está sempre com a razão", não quer dizer que este pressuposto é verdadeiro!

Aliás, atacar o pressuposto do argumento é uma forma de vc comprovar que o argumento utilizado é falso. Por exemplo, se em alguma discussão de facebook (rs) alguém falar: "A maioria da população brasileira é a favor da redução da maioridade penal.", vc pode contestar: "Mas não é pq a maioria pensa isto, que é a verdade!". Vc irá estar mostrando que o pressuposto dela é falso.

Revendo a questão, realmente compreendo que ela causa confusão. 

Como o colega falou abaixo: a maioria votou na Dilma; ou em um exemplo mais universal, a maioria escolheu crucificar Jesus ao invés de Barrabás.

Racionalmente, a maioria nem sempre terá razão! O que não se pode esquecer é que esse texto foi colocado por alguém que defende a ideia da redução da maioridade penal. Ele não iria colocar essa ideia à toa (tanto que deixou por último).

Então, para não errar essa questão, seria preciso se colocar no lugar do defensor dessa ideia. "Por que ele colocou esse argumento?" Ele usou o argumento porque para ele o que vale é a opinião da maioria.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo