Na frase “A mudança da Constituição de 1988 não seria ilegal...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q588708 Português
Texto 1 – Argumentos contra a redução da maioridade penal

1. A redução da maioridade penal fere uma das cláusulas da Constituição Federal que não podem ser modificadas por congressistas.
2. A inclusão de jovens a partir de 16 anos no sistema prisional brasileiro não iria contribuir para sua reinserção na sociedade.
3. A pressão para a redução da maioridade penal está baseada em casos isolados, e não em dados estatísticos.
4. Em vez de reduzir a maioridade penal, o governo deveria investir em educação e em políticas públicas para proteger os jovens e diminuir a vulnerabilidade deles diante da violência.
5. A redução da maioridade penal iria afetar, principalmente, jovens negros, pobres e moradores de áreas periféricas no Brasil, na medida em que este é o perfil de boa parte da população carcerária brasileira.

(Uol-Cotidiano 19/05/2015 – adaptado)

Texto 2 – Argumentos a favor da redução da maioridade penal

1. A mudança da Constituição de 1988 não seria ilegal, uma vez que a nova lei apenas colocaria novas regras.
2. A impunidade gera mais violência. Os jovens, atualmente, têm consciência de que não podem ser presos e punidos como
adultos. Por isso, continuam a cometer crimes.
3. A redução da maioridade penal iria proteger os jovens do aliciamento feito pelo crime organizado, que tem recrutado menores de 18 anos para atividades, sobretudo, relacionadas ao tráfico de drogas.
4. O Brasil precisa alinhar a sua legislação à de países desenvolvidos, como os Estados Unidos, onde, na maioria dos estados, adolescentes acima de 12 anos de idade podem ser submetidos a processos judiciais da mesma forma que adultos.
5. A maioria da população brasileira é a favor da redução da maioridade penal. Em 2013, pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) indicou que 92,7% dos brasileiros são a favor da medida.

(Uol-Cotidiano 19/05/2015 – adaptado)
Na frase “A mudança da Constituição de 1988 não seria ilegal, uma vez que a nova lei apenas colocaria novas regras", as formas do futuro do pretérito indicam:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"... não seria ilegal... colocaria novas regras". não seria ilegal pois colocaria novas regras, ação futura se a mudança da Constituição de 1988 fosse aprovada.

Gabarito: A

Sempre acho esquisito questões com Futuro do Pretérito que não levam em consideração "afirmações condicionadas", até porque no resto do mundo lusófono esse tempo verbal se chama "condicional".

não entendi o gabarito ser a letra A, pois o futuro do pretérito, segundo gramática de Campedelli e Souza, é um tempo verbal que "indica o fato que poderia acontecer, num momento ANTERIOR ao que se fala".

Ações posteriores à época EM QUE se fala ou DA QUAL se fala?

Se eu tivesse estudado, não erraria essa questão. 

Utilizei o futuro do pretérito e não estou me referindo à época em que falo.
Gabarito absurdo!!!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo