Para Skliar (1995), a proposta da Educação Bilíngue- Bicultu...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos começar identificando a alternativa correta, que é a Alternativa A. Esta questão centra-se nos objetivos da Educação Bilíngue-Bicultural para surdos conforme discutido por Skliar (1995).
A Alternativa A está correta porque aborda três aspectos fundamentais da Educação Bilíngue-Bicultural: criar um ambiente linguístico que respeite a particularidade do surdo, oferecer acesso pleno à informação curricular cultural e garantir o desenvolvimento socioemocional dos alunos surdos. Esses objetivos são essenciais para que os surdos possam se desenvolver de maneira integral, respeitando suas especificidades linguísticas e culturais.
Vamos analisar agora por que as outras alternativas estão incorretas:
Alternativa B foca em levar o surdo a desenvolver a oralidade, o que se alinha mais com a perspectiva oralista. Essa abordagem não é compatível com a Educação Bilíngue-Bicultural, que valoriza a Língua de Sinais como primeira língua e não impõe a oralidade como essencial para a interação social.
Alternativa C descreve o uso de métodos variados de comunicação, combinando Língua de Sinais com gestos e leitura labial. Esta é uma descrição do método comunicativo total, que também não se alinha com os princípios bilíngues-biculturais, focados na Língua de Sinais como a principal ferramenta de comunicação.
Alternativa D sugere estimular qualquer meio de comunicação. Embora essa ideia possa parecer inclusiva, ela não reflete a proposta bilíngue-bicultural, que prioriza a comunicação através da Língua de Sinais e o reconhecimento da cultura surda específica.
Alternativa E é incorreta pois propõe olhar para a surdez como uma diferença patológica e não linguística. A Educação Bilíngue-Bicultural considera a surdez uma diferença cultural e linguística, valorizando a identidade surda e não a patologizando.
Ao compreender esses pontos, fica claro que a educação dos surdos, segundo o modelo bilíngue-bicultural de Skliar, foca na promoção de um ambiente respeitoso e enriquecedor para o desenvolvimento linguístico e cultural dos surdos, tendo a Língua de Sinais como protagonista.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo