Existe um defeito genético raro que causa a doença de Urbac...
Darwin já via emoções ligadas à neurologia e à fisiologia
(Luciano Magalhães Melo.
https://www1.folha.uol.com.br/colunas/luciano-melo/2023/12/darwin-javia-emocoes-ligadas-a-neurologia-e-a-fisiologia.shtml. 4.dez.2023, com
adaptações.)
Assinale a alternativa em que a alteração do segmento sublinhado no excerto acima tenha sido feita de acordo com a norma culta.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (6)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A alternativa que corrige o erro gramatical da frase original e está de acordo com a norma culta é:
B. Hão de existir defeitos genéticos raros.
Explicação dos erros nas demais opções:
A. "Hão de haver defeitos genéticos raros" - Embora o uso de "hão de" esteja correto, a palavra "haver" não é adequada neste contexto. A opção correta seria "existir".
C. "Existe defeitos genéticos raros" - O verbo "existe" deve concordar em número com o sujeito, que é "um defeito genético raro". Portanto, a forma correta seria "existe um defeito genético raro".
D. "Deve existir defeitos genéticos raros" - Assim como na opção C, o verbo "deve" também precisa concordar em número com o sujeito, que é singular. A forma correta seria "deve existir um defeito genético raro". Caso fosse uma alternativa com o haver no lugar de existir, estaria correta. Isso pois, "haver" como verbo principal.
- "haver"ficará no infinitivo.
- "auxiliar" ficará no singular.
deve haver defeitos genéticos raros
Devia haver maneiras de aprender.....
Deve haver punições aos malandros....
fonte: meus resumos
Gabarito B
Quando usar Hão-de haver?
a) é auxiliar do verbo pessoal, junto do particípio ou do infinitivo antecedido da preposição “de”. Nesse caso, ele terá o sentido equivalente a ter. Exemplo: Novos livros hão de ser distribuídos por todas as escolas do país.
Hão de existir defeitos genéticos raros
Em "Há de haver solução melhor", o verbo principal é "haver", que, por ser empregado com o sentido de "existir", é impessoal. Seu auxiliar (qualquer que seja) "assume" essa impessoalidade e não sai do singular: "Há de haver soluções m
elhores".
O verbo principal, que nesse caso é “existir", é pessoal e deve concordar com o sujeito. A locução verbal “hão de existir", portanto, deve estar no plural: “Hão de existir defeitos genéticos raros".
Nada nada já vi umas 6 questões dessa bca desse modelim
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo