O planejamento de ações educativas em saúde bucal depende d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2171444 Odontologia
O planejamento de ações educativas em saúde bucal depende da ocorrência alta ou baixa de um determinado problema de saúde pública. Considere o levantamento de dados hipotéticos de uma comunidade.
• Fumo – 52%  • Etilismo – 67%  • Exposição ao sol sem proteção - 48% • Acesso a saneamento básico  - 100% • Ocorrência de cárie – 15%  • Ocorrência de doença periodontal - 12¢

Diante das informações, as primeiras atividades de educação em saúde bucal dessa comunidade devem ser pautadas para prevenir

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - câncer de boca

Vamos entender a questão e as razões para a escolha da alternativa correta.

A questão pede que identifiquemos quais ações educativas em saúde bucal devem ser priorizadas com base nos dados de uma determinada comunidade. A análise dos dados fornecidos nos dará essa resposta.

Os dados da comunidade são os seguintes:

  • Fumo – 52%
  • Etilismo – 67%
  • Exposição ao sol sem proteção - 48%
  • Acesso a saneamento básico - 100%
  • Ocorrência de cárie – 15%
  • Ocorrência de doença periodontal - 12%

Esses dados demonstram que uma parte significativa da população tem hábitos como fumo, etilismo e exposição ao sol sem proteção, todos fatores de risco para o câncer de boca. A alta prevalência desses fatores de risco justifica a necessidade de focar as primeiras atividades de educação em saúde bucal na prevenção dessa doença.

Agora, vejamos porque as outras alternativas estão incorretas:

A - Cárie: A ocorrência de cárie é relativamente baixa (15%) na comunidade, indicando que essa não seria a prioridade inicial.

B - Bruxismo: Bruxismo não é mencionado nos dados da comunidade. Portanto, não temos informações suficientes para priorizar essa condição.

D - Doença periodontal: Embora relevante, a ocorrência de doença periodontal é ainda menor (12%) do que a de cárie, o que a torna uma prioridade secundária.

E - Disfunção têmporo-mandibular: Assim como o bruxismo, essa condição não é mencionada nos dados apresentados, não justificando sua priorização.

Portanto, considerando os dados apresentados e o impacto dos fatores de risco mencionados, a alternativa correta é de fato a prevenção do câncer de boca.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

De acordo com os dados hipotéticos apresentados, a ocorrência de câncer de boca não foi explicitamente mencionada, mas a alta prevalência de fumo e etilismo na comunidade aumenta o risco de desenvolvimento de câncer de boca. Além disso, a ocorrência de doença periodontal também é relativamente baixa em comparação com outros problemas de saúde bucal. Portanto, as primeiras atividades de educação em saúde bucal devem ser pautadas na prevenção do câncer de boca, o que torna a alternativa C a resposta correta. Essa abordagem deve incluir campanhas de conscientização sobre os perigos do tabagismo e do consumo excessivo de álcool, bem como sobre a importância da higiene bucal e exames regulares para detecção precoce de lesões suspeitas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo