Com relação à diálise com circulação extracorpórea, julgue o...
Com relação à diálise com circulação extracorpórea, julgue o item subsequente.
O acesso vascular indicado ao paciente com insuficiência renal crônica é realizado por cateteres venosos de duplo lúmen, por via percutânea em veia jugular interna, subclávia ou femoral.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O acesso vascular indicado ao paciente com insuficiência renal crônica é realizado preferencialmente por fistula arteriovenosa confeccionada exclusivamente para o procedimento. No caso de impossibilidade ou emergência realiza-se introdução de cateter temporário de duplo lúmen, por via veias jugulares internas, subclávias internas (infraclavicular e supraclavicular) ou femorais.
Resposta do Professor: Errado.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: Errado.
De acordo com o artigo Repercussões vasculares do uso de CDL em pacientes hemodialíticos: análise ecográfica dos sítios de inserção.2013
Os CDLs (cateteres duplo-lúmen) são inseridos em veias centrais, preferencialmente em jugular interna e secundariamente subclávias, sendo esta reservada para os pacientes em que aquela não está disponível nos membros superiores.
Os cateteres venosos centrais são indicados nos casos de hemodiálise de urgência ou nos casos em que não é possível a realização de FAV. Estão relacionados a maiores taxas de infecção, internação e morbimortalidade dos pacientes dialíticos16.
Devem ser implantados preferencialmente nas veias jugulares, local em que as complicações são menores. A segunda escolha fica entre as veias femorais e subclávias.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo