O conceito de brincar tem aspecto cabal para o processo de...
O conceito de brincar tem aspecto cabal para o processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança em sua totalidade e uma das unidades fundamentais da brincadeira infantil é a imitação de papéis sociais. Sobre o brincar no processo de criação e desenvolvimento infantil, analisar os itens abaixo:
I. As funções psicológicas, como atenção, imitação, imaginação e significação não são produtos da brincadeira infantil, e sim pré-requisitos para o desempenho dessa atividade. Portanto, o que desenvolve de fato as funções psicológicas infantis são atividades direcionadas nesse sentido, e não as ações em que a criança se engaja/envolve na dinâmica da brincadeira.
II. Para imitar, é preciso que o sujeito se volte intencionalmente para realizar tal ação criando uma situação imaginária. A criança, em sua situação social, é fortemente movida pelo desejo de imitar e esse motivo a leva a mergulhar em processos cognitivos desafiadores.
III. Na teoria Vigotskiana, a imitação humana é um processo mecânico e, por isso, não oferece um caminho que possibilite o desenvolvimento de capacidades intelectuais, emocionais e físicas.
Está(ão) CORRETO(S):